A VALEO, parceira chave global em tecnologia e inovação para montadoras e protagonistas da mobilidade, desenvolvendo soluções acessíveis para uma mobilidade mais sustentável, segura e conectada, anuncia sua nova assinatura para o mercado de aftermarket e a ampliação dos serviços.
VALEO SERVICE “We are your augmented service partner”, a assinatura adotada internacionalmente no começo deste ano para a sua divisão dedicada para o mercado de reposição, reflete o compromisso da empresa com o mercado de reposição, oferecendo uma estrutura completa de serviços e experiências, indo além da entrega de peças e do tradicional modelo de atendimento ao cliente.
O novo posicionamento da VALEO SERVICE quer destacar a proposta de valor da marca, que é reconhecida por atender, de maneira integrada, as múltiplas demandas dos mecânicos, varejos, distribuidores, das montadoras e de outros profissionais do mercado de reposição automotiva. Os pilares que compõem esta oferta ampliada cobrem produtos, que se destacam por sua qualidade, segurança e tecnologia aplicada, assim como os diferentes pontos de interação com o mercado.
O termo augmented (ampliado, em tradução livre) representa a maneira como a marca se relaciona com seus públicos. “Mais do que traduzir, é preciso interpretar esse conceito: estamos falando de uma parceria ampliada e conectada, que envolve produtos de alta tecnologia, suporte técnico especializado, conhecimento, relacionamento contínuo e responsabilidade socioambiental”, explica o diretor geral da VALEO SERVICE América do Sul, Marco de Luca. “Acreditamos que oferecer bons produtos e um atendimento de qualidade é apenas o ponto de partida. Nosso compromisso é com toda a jornada do cliente”, pontua de Luca. “
Com o conceito de parceiro ampliado, colocamos à disposição um ecossistema de soluções, conteúdos e suporte que empodera os profissionais e reforça nossa responsabilidade com o futuro da mobilidade. Não estamos apenas entregando peças, estamos entregando presença, confiança e impacto positivo para o mercado e para a sociedade.”
Os serviços ampliados da VALEO SERVICE se traduzem em ferramentas e iniciativas que apoiam mecânicos, distribuidores, varejistas, consumidores e demais profissionais do aftermarket automotivo em toda a jornada de manutenção do veículo — desde a identificação do produto correto até a realização do serviço, passando pelo suporte técnico e pelo aprendizado contínuo. Entre os serviços disponibilizados, destacam-se:
VALEO SERVICE Tech Assist: recentemente introduzido no mercado brasileiro, o serviço oferece acesso inteligente e imediato às informações técnicas disponíveis dos produtos, com dicas práticas e tutoriais sempre à mão. Através de qualquer tipo de dispositivo (celular, tablet ou computador), a plataforma digital de suporte técnico é pensada para solucionar dúvidas e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em português e espanhol. Com uma interface intuitiva, a ferramenta oferece informação técnica detalhada, tutoriais de instalação, aplicações de produtos e dicas práticas.
VALEO SERVICE Help Center: redefine a assistência técnica, oferecendo assistência de forma prática e em tempo real. Disponível de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Com um serviço multicanal, VALEO SERVICE Help Center pode ser acessado por telefone, Whatsapp e e-mail. Sempre que necessário, o cliente pode contar com suporte técnico, e quando o cliente precisa da presença de um técnico em sua oficina, a VALEO SERVICE manda um SMS ao cliente que o conecta por um aplicativo que vai muito além de uma simples conexão por vídeo. Para ver como esse processo funciona, acesse o link (QR Code) do vídeo detalhado deste serviço, que demonstra como o técnico da VALEO SERVICE, apesar de estar remoto, oferece assistência como se ele estivesse do lado do mecânico na oficina. É um modelo de serviço que rompe com o padrão tradicional, oferecendo proximidade, empatia e alta resolução. Este ano, o VALEO SERVICE Help Center será expandido para atender toda a América Latina.
VALEO SERVICE Tech Academy: promove treinamentos online práticos e dinâmicos, conectados às demandas do mercado automotivo. Com módulos práticos, conteúdo dinâmico e linguagem acessível, os treinamentos são organizados em episódios curtos (aproximadamente sete minutos cada), permitindo que o profissional tenha conteúdo que vai direto ao ponto e estude em seu próprio ritmo — seja assistindo a todos os episódios de uma vez ou pesquisando um tópico específico em momentos de dúvida. Atualmente, existem nove módulos, organizados em cinco temas maiores: transmissão, sistemas térmicos, sistemas elétricos, palhetas e linha pesada. No total, existem mais de 30 episódios já disponíveis, e todo conteúdo é elaborado por técnicos especialistas da VALEO. A empresa já está preparando o lançamento de 40 novos episódios do VALEO SERVICE Tech Academy, com foco nos produtos mais recentes da marca, em alta tecnologia e em assuntos que são tendência, como volante bimassa (DMF), embreagem dupla a seco (DDC), embreagem dupla úmida (DWC). Novos módulos também estão previstos em lâmpadas, bobinas, atuadores para veículos pesados, motores de partida, alternadores e freios, além de episódios introdutórios sobre tecnologias aplicadas à veículos híbridos e elétricos. A VALEO SERVICE também anuncia oficialmente a versão em espanhol do VALEO SERVICE Tech Academy, atendendo à uma demanda crescente de mercados da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
VALEO SERVICE Specialist Club: Exclusivamente voltado para mecânicos e reparadores, o programa de fidelidade fortalece o relacionamento com mecânicos parceiros, os reconhecendo, valorizando e premiando por sua preferência em produtos VALEO. Lançado em 2019 e já presente em 15 países, o programa conta com mais de 72 mil membros ativos e continua expandindo sua atuação com foco no relacionamento e na conexão com a marca, transformando cada interação em uma oportunidade de aprendizado e de premiação. Os participantes do programa têm acesso a um sistema de pontos por compra de produtos VALEO. Os pontos acumulados podem ser trocados por prêmios como: ferramentas profissionais, itens eletrônicos e brindes personalizados da marca. Além disso, o VALEO SERVICE Specialist Club oferece acesso às sessões de treinamento técnico exclusivas para mecânicos e visitas técnicas às fábricas da VALEO. Os profissionais também contam com um atendimento ao cliente diferenciado por meio do suporte ágil entregue pelos especialistas técnicos da VALEO SERVICE. Outro benefício é o acesso antecipado a lançamentos e novidades. A adesão ao programa é 100% digital, gratuita e leva menos de dois minutos. O conceito de parceiro ampliado, no entanto, não está limitado ao serviço técnico e ao atendimento ao cliente: ele permeia todas as ações institucionais da VALEO, incluindo o compromisso com a responsabilidade sócio-ambiental, a busca constante por inovação tecnológica e a melhoria contínua da experiência do cliente.
A preocupação com o futuro da mobilidade e o impacto ambiental da indústria automotiva também são parte da proposta de valor da VALEO, com o programa I 7 Care 4 the Planet. A ação integra sustentabilidade ao conceito de parceiro ampliado, oferecendo soluções que estimulam a economia circular e o uso consciente de recursos. Entre as iniciativas, destacam-se: Oferta de peças remanufaturadas, que reduzem o descarte e prolongam a vida útil dos componentes. Venda de componentes para reparo, de produtos como alternadores e motores de partida, que evitam a substituição integral da máquina completa. Desenvolvimento de produtos e práticas alinhadas às normas ambientais e aos princípios de responsabilidade socioambiental.
Sobre a VALEO
A VALEO é uma empresa de tecnologia e parceira de todas as montadoras e novos players de mobilidade do mundo. A VALEO inova para deixar a mobilidade mais segura, inteligente e mais sustentável. A VALEO possui liderança tecnológica e industrial em eletrificação, sistemas de assistência à direção, reinvenção da experiência interior e iluminação em todo lugar. Essas quatro áreas, vitais para transformação da mobilidade, são o que impulsiona o crescimento do Grupo.
Declaração de Propósito
A ambição da VALEO, como uma empresa de tecnologia, é ter um papel central na mobilidade do amanhã. No coração dos problemas sociais e ambientais da atualidade, a mobilidade do futuro precisa ser mais verde, segura e mais diversa. Ela também precisa contribuir para o bem-estar e segurança de cidadãos e consumidores.
Nós atingiremos nossa ambição graças ao nosso posicionamento único e liderança tecnológica em áreas que estão no coração da transformação da indústria automotiva e mobilidade sustentável, ao redor do mundo. Esse posicionamento e liderança estão enraizados em nossa expertise, inovações e excelência operacional. Elas são impulsionadas por nossos valores e cultura de negócio, orientada em servir a nossos consumidores, colaboradores, acionistas e as regiões em que operamos;
Figuras Chave (em 28 de Fevereiro, 2025)
106,100 colaboradores
21,5 milhões de euros em vendas*
28 países
155 sítios de produção
64 centros de R&D
19 plataformas de distribuição
A VALEO está listada na Bolsa de Valores de Paris
