Parque D. Pedro Shopping traz exposição inédita de Op-Art

• Curadoria é de Denise Mattar e reúne obras de artistas históricos e contemporâneos

• Mostra promete mexer com os sentidos do público

O Parque D. Pedro Shopping, o centro de compras, entretenimento, lazer e de gastronomia mais completo da região de Campinas, apresenta, entre 14 e 31 de Março, a exposição Op-Art – Desafios ao Olhar. A mostra, gratuita, reúne objetos e 22 obras que representam o movimento da optical art ou arte ótica surgido no final da década de 1950 e que tem a repetição de formas e o uso do preto e branco como principais características.

Com curadoria de Denise Mattar, a mostratraz para Campinas obras de dois artistas históricos: o brasileiro Luiz Sacilotto (morto em 2003) e o argentino Antonio Asis, e de três artistas contemporâneos: Yuli Geszti, Roma Drumond e Duda Rosa, que fixou residência em Campinas, onde vive e trabalha.

Essa e a primeira vez que a exposição é montada fora de um museu.  Em 2015, o Museu da Casa Brasileira apresentou a ‘Op-Art – Ilusões do Olhar’, que reuniu mais de 200 itens, também com Denise Mattar como curadora.

“A exposição dentro do shopping é uma iniciativa pioneira, que, tenho a certeza, alcançará grande sucesso, pois nada supera o poder encantador e transformador da verdadeira arte. Poucas mostras poderiam ser mais apropriadas do que uma exposição sobre Op-Art, um movimento artístico que, ao longo dos anos, sempre conseguiu atingir todas as camadas da sociedade”, enfatiza Denise, que já passou pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro e foi responsável por mostras retrospectivas independentes como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Pancetti, Anita Malfatti e Alfredo Volpi, entre outros.

 

Para a gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping, Alessandra Daga, a mostra Op-Art – Desafios ao Olhar está dentro da proposta do empreendimento de oferecer atrações inéditas para Campinas e região, além de um incentivo à cultura.

 

“A Op-Art, especialmente, é envolvente e democrática, que atrai público de perfis diferenciados: do apaixonado por arte ao curioso. É uma mostra interativa, com obras de artistas renomados, onde é possível brincar com a ilusão de ótica. É um evento único, associando design, arte e moda”, enfatiza Alessandra Daga

 

Op-Art

A optical art, ou arte ótica, surgiu no final da década de 1950, e despontou internacionalmente a partir da exposição ‘The Responsive Eye’, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA), em 1965, que reuniu artistas de vários países, cujos trabalhos desafiaram o olhar do espectador.

Descendente de movimentos como o Suprematismo, Construtivismo e Concretismo os trabalhos têm como principais características a repetição de formas simples, o uso do preto e branco, os contrastes de cores vibrantes e as luzes e sombras acentuadas. A ambiguidade entre primeiro plano e fundo gera ilusões de movimento e profundidade e criam um espaço tridimensional e seus efeitos despertam o interesse do público em interagir e participar.

O estilo artístico influenciou outras áreas, como design, publicidade, arquitetura e moda. Esta influência poderá ser vista na exposição Op-Art – Desafios ao Olhar, através de peças inusitadas como pratos, luminárias, almofadas e até skates que compõem a mostra.  O estilo artístico está presente ainda em roupas e acessórios ‘vintage’, entre eles óculos, pulseiras, calçados, gravatas e lenços (foulard) em seda.  Um banco criado por Julien Becquart e um painel com impressos em Op-Art completam a exposição.

Sobre os artistas

 

Antonio Asis

Nascido em 1932, na cidade de Buenos Aires, Argentina, mudou-se para Paris, França, na década de 1950, integrando o grupo de artistas como Soto, Agam e Vasarely, que revolucionaram o movimento concreto na Europa ao propor uma arte interativa com o público.

Obras que estarão expostas:

 

Luiz Sacilotto (1924-2003)

Nascido em Santo André, foi um dos mais importantes artistas do Concretismo brasileiro. Na década de 1960, incorporou o dinamismo ótico às suas obras, tornando-se o mais significativo representante da Op-Art no Brasil.

Obras que estarão expostas:

 

 

 

Artista Yuli Geszti

Nascida na Hungria, em 1953, chegou ao Brasil ainda criança. Herdeira dos mestres da Op-Art, a artista brinca com a ilusão da profundidade, tem o domínio da cor, do brilho e da textura.

Obras que estarão expostas:

Artista Roma Drumond

Nascida no Rio de Janeiro, em 1957, nas obras da artista o ritmo é consequência da serialização de alguns elementos, que se encontram ou encaixam. Mais do que jogos, seus totens são pautas musicais.

Obras que estarão expostas

 

Artista Duda Rosa

Nasceu em São Paulo em 1968, mas atualmente vive e trabalha em Campinas. De forma inovadora, ele aproveita as inúmeras possibilidades da computação gráfica e saber empregar um material moderno e instigante como o metacrilato.

Obras que estão expostas

 

 

 

Serviço

Op-Art – Desafios ao Olhar

Quando: de 14 a 31 de março

Onde: Praça de Eventos da Alameda Parque D. Pedro

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h

Entrada gratuita

Sair da versão mobile