Eventos

Comemoração de 8 anos do Instituto Pernas Voluntárias acontece domingo (26), no Jd. Santa Clara do Lago

Instituto Pernas Voluntárias

O Instituto Pernas Voluntárias está em festa! Neste domingo, dia 26 de maio, a partir das 7 horas, o Observatório Ambiental Parque Escola do Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, será palco das comemorações do 8º aniversário do instituto. O evento promete ser uma celebração inesquecível, reunindo cerca de 1.000 pessoas, entre elas 90 pessoas com deficiência, aproximadamente 500 voluntários do Pernas Voluntárias, visitantes, patrocinadores, autoridades e convidados especiais.

O que é o Instituto Pernas Voluntárias?

Fundado em 2016 por Cristiane Rocha, o Instituto Pernas Voluntárias é um projeto social sem fins lucrativos que se dedica à inclusão de pessoas com deficiência motora e cognitiva por meio de práticas esportivas adaptadas. Desde sua criação, o instituto tem participado de corridas de rua com triciclo adaptado, sempre com o objetivo de proporcionar diversão, socialização e uma percepção mais inclusiva da sociedade sobre a deficiência. O instituto trabalha ainda com bike adaptada e surf adaptado.

As atividades do dia começarão com a chegada dos participantes e a organização das tendas, que incluirão uma para a saúde bucal com estudantes de odontologia da universidade São Leopoldo Mandic, onde serão oferecidas orientações e cuidados preventivos. Além disso, haverá uma tenda da saúde com exames de glicemia e aferição de pressão arterial, contribuindo para o bem-estar dos participantes. Um dos destaques da programação será a apresentação de balé adaptado, desenvolvido pelo próprio Instituto Pernas Voluntárias. Este espetáculo promete emocionar o público ao demonstrar como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e expressão para pessoas com deficiência.

Para garantir a segurança e o bom andamento do evento, a Guarda Municipal de Hortolândia, o SAMU e a equipe de Mobilidade Urbana estarão presentes, oferecendo suporte e assistência. A celebração culminará com o famoso “treinão”, uma corrida em que pessoas com deficiência, em seus triciclos, serão levadas pelos voluntários para um passeio ao redor da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola.

Sair da versão mobile