Nossa Cidade

Cerimônia de aniversário de Hortolândia marca início do “sonho” da construção de parque em área histórica

Uma cerimônia realizada na sede da Fazenda Gazzetta, importante área histórica localizada no Jardim Terras de Santo Antônio, marcou a festividade dos 30 anos de emancipação de Hortolândia e “selou” a posse da área para o município. A Prefeitura iniciará, em breve, a construção de mais um parque socioambiental para a cidade. No início da semana o termo de posse já havia sido assinado no Paço Municipal “Palácio das Águas”. 

“Este paque será mais um cartão postal para a cidade. Vamos restaurar a área e ela será mais um espaço importante para a diversão das famílias. Este é o presente de aniversário. Muitas pessoas trabalharam intensamente para realizarmos este sonho. Esta conquista é do povo de Hortolândia”, comemorou o prefeito Zezé Gomes na cerimônia.

Desde 1938 a área pertencia a família Gazzetta e, o ponto histórico de Hortolândia, já foi fazenda de criação de gado, café, milho e cana-de-açúcar. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o próximo passo na área, que conta com mais 50 mil metros quadrados, é preservar a mata ciliar que há no local e a nascente que forma uma grande lagoa e, depois, iniciar as obras de construção do parque. O acesso ao local acontece pelas ruas Paulo Roberto Soares, Eleusina Batista Silva e Pedrina Oliveira da Cunha.

“É legal ver o legado do saudoso Angelo Perugini sendo mantido em Hortolândia. Sempre tivemos a ideia de ajudar a população no que ela mais precisa. Tenho lembranças muito boas desta cidade, no qual é uma das que represento. O meu presente para a cidade é um investimento de R$ 500 mil para ajudar nas obras deste local que será um novo cartão postal e um espaço de diversão para o povo de Hortolândia”, exaltou o deputado federal Vanderlei Macris, durante o evento.

“A negociação desta área começou em 2017. É um sonho que está se realizando hoje. Resgataremos e transformaremos esta área. A data de hoje é bastante importante e marcante. É um desafio para nós realizarmos este sonho e entregar um local ainda mais valorizado para a população”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

“O futuro parque será agregado à ampla área verde já existente no local. Além disso, o parque também valorizará empreendimentos e loteamentos que podem surgir nos bairros próximos”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Júnior. “O local possui construções históricas, como uma capelinha. Cuidaremos da preservação ambiental e das construções deste espaço, aliando a diversão da população com a proteção do meio ambiente. O parque será nos padrões dos outros parques lineares da Administração Municipal, com pista de caminhada, academia ao ar livre e iluminação com lâmpadas de LED”, completou Prataviera Junior.

PARQUES LEVAM QUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO 

Atualmente, Hortolândia conta com sete parques socioambientais, em diferentes regiões da cidade: Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); CREAPE – Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola (Jd. Santa Clara do Lago); Parque Socioambiental Jardim Novo Ângulo (Jd. Novo Ângulo); Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang (Jd. Nossa Senhora de Fátima); Parque Socioambiental Remanso das Águas (Jd. Carmen Cristina), Parque Socioambiental Chico Mendes (Região Central) e Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central).

Além do parque na área da antiga Fazenda Gazzeta, estão previstas a construção de cinco outros novos parques ambientais na cidade: ampliação do Parque Lago da Fé, com obras já iniciadas; um novo parque na Vila Real e outro sob a ponte estaiada, ambos já licitados; mais um parque no trecho onde está localizado a lagoa da empresa EMS, no Parque Residencial Maria de Lourdes; e outro na avenida da Emancipação, entre o bairro Green Park e a sede do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo