Nossa Cidade

Dia Mundial de Combate às Drogas em Hortolândia tem foco no futuro das crianças

A Prefeitura de Hortolândia comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas (26/06) com foco no futuro das crianças da cidade. A principal ação da Administração para preservar os alunos da rede municipal de ensino é realizada em parceria com a Guarda Municipal. Desde 2008, o programa “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, de prevenção às drogas, é realizado por agentes da GM e beneficiam aproximadamente 1.300 alunos hortolandenses por ano.

“Mesmo com a mudança no sistema das aulas por conta da pandemia do Coronavírus, nossos agentes estão realizando vídeos e disponibilizando os materiais no Blog da Educação, no site da Prefeitura de Hortolândia, para que os pais mostrem aos alunos as aulas. Neste momento, é importante lembrarmos das nossas crianças e pensarmos no futuro delas. Quando tudo se normalizar e as atividades escolares presenciais voltarem, as aulas do projeto em sala continuarão”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinete.

De acordo com a Secretaria de Segurança, as diretrizes das aulas têm o objetivo de ensinar aos estudantes valores, como respeito, amor à família e afastamento do mundo da criminalidade.

No ano passado, a Administração entregou 1.300 certificados de formação no programa a alunos da rede municipal de ensino. Os familiares dos formandos acompanharam as atividades que, além de premiar os jovens com a entrega do diploma, mostraram, em cada escola, um painel com vídeos dos melhores momentos das aulas realizadas pelos guardas municipais.

BEM ME QUER, PAZ SE QUER

No programa, criado pelo prefeito Angelo Perugini, em agosto de 2008, os alunos usam livro guia, em que recebem informações e orientações sobre os riscos trazidos pelo uso e abuso de drogas, tanto lícitas (como álcool e cigarro), quanto ilícitas. De maneira lúdica, por meio de histórias e dinâmicas, os agentes de prevenção do Núcleo de Desenvolvimento/Setor de Projetos Sociais da GM também abordam outros temas delicados, como cerol, bullying e cyberbullying, violência doméstica, festas “rave”, beber e dirigir, assim como autoestima, autoconhecimento, respeito e importância da família.

Para receber o certificado, os alunos participaram de 50 minutos de aula por semana. Os agentes apresentam às crianças e aos jovens situações-problema para nelas despertar a responsabilidade pelas próprias escolhas e as inevitáveis consequências de seus atos, tanto no presente quanto no futuro.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo