Nossa Cidade

UVZ orienta moradores do Remanso Campineiro sobre presença de escorpiões na região

Além do enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia realiza outras ações importantes de proteção à saúde da população. Uma delas é de prevenção contra acidentes com escorpiões. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza trabalho casa a casa na região do Remanso Campineiro. A ação será na área delimitada pelas ruas Luiz Camilo de Camargo, José Atanázio Bueno, João Carlos França Franceschini, Capitão Lorival Mey, Wilsom Vasco Mazon, Bernardino de Almeida, José Agostinho e João Cristino Freire. De acordo com o órgão, a ação cobrirá cerca de 20 quarteirões.

Durante a ação, os agentes orientarão os moradores e distribuirão material informativo. “Além disso, eles entrarão nas casas para verificar se há escorpiões”, explica a médica veterinária da UVZ, Tosca de Lucca Benini Tomass. De acordo com a especialista, o órgão constatou a presença dos artrópodes, após ter colocado 19 armadilhas em galerias subterrâneas de águas pluviais e de esgoto na região.

As armadilhas instaladas consistem em placas de espuma ondulada, presas próximas do acesso às galerias, locais onde os escorpiões se escondem durante o dia. Tosca salienta que o órgão recebeu reclamações de moradores da região, que relataram a presença de escorpiões. De acordo com a UVZ, em 2019 foram registrados 190 casos de aparecimento de escorpiões no município e 96 acidentes com picadas. 

Para evitar a presença de escorpiões dentro de casa, a UVZ orienta a população a colocar telas em ralos e grelhas, que funcionam como uma barreira para impedir a entrada dos artrópodes. O órgão ainda recomenda à população que não utilize veneno ou inseticida comum para matar  escorpiões, pois estes produtos podem deixá-los mais agitados e provocar um acidente com picada. De acordo com a UVZ, a ação deve prosseguir até a próxima semana. Caso algum morador encontre escorpião na região onde mora, deve entrar com a UVZ por meio dos telefones 3897-3312 e 3897-5974.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo