Nossa Cidade

Bate-Papo de Cinema exibirá clássico Nanook, o esquimó, precursor do gênero documentário

Que tal assistir um documentário quase centenário? O #MISemCASA deste sábado (19/06) convida você a prestigiar e celebrar os 98 anos do clássico Nanook, o esquimó, precursor deste gênero. A exibição gratuita será a partir das 16 horas, mediante inscrição prévia por meio deste link.

Os inscritos receberão no e-mail cadastrado, uma hora antes da exibição, o link para assistir ao filme online. Em seguida, às 18 horas, será realizado um bate-papo ao vivo com o público, no Canal do museu no YouTube, neste link, com o professor e crítico de cinema Cássio Starling e com a documentarista Daniela Gonçalves. 

Sinopse e detalhes do documentário

Documentário de 1922 / 78min Classificação: Livre Direção: Robert Flaherty

No primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, o diretor Robert Flaherty registra a vida e as relações dos inuit, indígenas esquimós, por meio de Nanook e sua família.

Documenta um ano da vida do esquimó Nanook e de sua família, que vivem em Hudson Bay, no Canadá. A caça (a animais como o leão marinho), a pesca e as migrações de um grupo que estão totalmente à parte da industrialização da década de 20. O cotidiano de uma família que realiza as atividades do dia-a-dia em volta basicamente de uma única questão: ter o que comer.

A preocupação do filme é enfatizar os costumes tradicionais dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá. Robert Flaherty introduziu inovações cinematográficas e um olhar sob as culturas tradicionais que influenciou de maneira decisiva o gênero documentário de caráter antropológico, abrindo espaço para refletir sobre ficção/realidade, encenação, entre outros temas.

Vale a pena conferir também!

Além dessa atividade, o Pontos MIS Online conta com muito conteúdo cultural digital envolvendo cinema, música, arte e fotografia. São cursos, debates, podcasts e muito mais. Confira a programação e acesse o site:

12.06 | Musicais no cinema | Bate-papo com Claudia Raia 13.06 | Pontos MIS | Bate-papo de Cinema ao vivo | Nanook, o esquimó 14.06 | Lendo imagens | Sylvia Sanchez

Cultura em casa

Em razão da pandemia do Coronavírus, o Pontos MIS lançou o Ponto MIS Online, com uma programação online para o público ter acesso a atividades culturais de suas casas. Todo sábado, o programa promove uma sessão de cinema online, seguida de um bate-papo sobre a obra. As inscrições são abertas toda quinta-feira, no site do MIS.

A atividade acontece em conjunto com o #Culturaemcasa. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e organizações sociais de cultura, atende à orientação do Centro de Contingência do COVID-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso, a partir de 17 de março.

#HortolândiaSolidária #Coronavírus #FiqueEmCasa #Cultura

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo