Nossa Região

Cresce a prática de Cicloturismo na região

O Cicloturismo é a melhor e mais tranquila face de todas as opções oferecidas pela bicicleta. Pode ser um curto pedalar por uma estradinha calma que liga o campo à cidade, ou uma longa e difícil viagem detalhadamente planejada, sempre representa um prazer especial.

O ciclista se encontra com cores, formas, cheiros, sons, natureza, detalhes e mais detalhes da paisagem. A bicicleta permite que o ambiente seja vivenciado. Não é necessário ser um ciclista experiente para fazer cicloturismo. Qualquer um pode fazê-lo. Basta ir com calma, respeitar os próprios limites, beber água e alimentar-se na hora certa e assim vencer pouco a pouco a distância.

No cicloturismo há sempre uma sensação de aventura, retorno à infância, mistura de liberdade e molecagem sadia. É um escapar da mesmice. Bicicletas são simples e revelam que a vida pode ser muito simples. Permitem uma viagem relativamente rápida e ainda assim relaxada; e a um preço muito, muito baixo.

Em vários pontos de Hortolândia (SP) é possível observar grupos de ciclistas se reunindo nos finais das tardes para as pedaladas, o ponto de encontro mais tradicional fica em frente ao IASP (Esquina com a Avenida Santana), ali várias equipes se organizam e iniciam o trajeto passando pelas estradas de terra do Bairro Rural Taquara Branca e regiões Rurais de Sumaré, Monte Mor, Santa Bárbara do Oeste, Capivari e Elias Fausto.

As atividades de cicloturismo cresceram muito nos últimos anos, em Sousas, distrito de Campinas (SP) as trilhas para a prática de cicloturismo, oferece muita emoção para todos os níveis de performance de ciclistas, os visitantes podem conferir paisagens diferentes em mais de 220 quilômetros de estradas vicinais. Recentemente a Prefeitura instalou placas em 70 trechos para orientar os apaixonados por bikes, e disponibilizou um QR Code, que pode ser verificado por aplicativos nos smartphones, com o mapa do trecho.

O crescimento da atividade tem aquecido a economia do setor, vários empreendimentos têm surgido para atender as demandas dos ciclistas como; Bike Shops, empresas especializadas na confecção de uniformes de equipes, empresas especializadas em transporte de bike e equipes, empresas especializadas em Tour Bikes, lanchonetes, Bike Fit e até Hotéis para bikes.

No último final de semana um grupo de 16 ciclistas do Jardim Rosolem participaram de uma atividade no “Caminho da Prece”, trecho de 70km entre Jacutinga e Borda da Mata no Sul de Minas Gerais, conhecido pelas altas montanhas cercadas por plantação de café e pela prática da peregrinação. O grupo contratou uma empresa especializada em transporte de bikes e todos foram em vans com ar condicionado com todo conforto disponível.

O cicloativista Walther Barros descreve a importância do cicloturismo para região, para economia e para o bem-estar do ciclista. “A atividade de cicloturismo cresce a cada dia, as pessoas querem se desligar do dia a dia da correria da cidade, nossa região tem muito potencial enorme para ser explorado, temos inúmeras estradas rurais, belíssimas estradas parques, fazendas históricas, lugares poucos conhecidos que podem ser explorados, existe aqui um nicho de mercado, especialmente para aqueles que desejam empreender” descreve Walther Barros, Ativista Social.

Para saber mais sobre as atividades de cicloturismo na região entre em contato através da pagina Kudos Bikers Club, no facebook.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo