Nossa Cidade

Prefeitura entrega certificados a alunos do curso de Almoxarife e Estoquista

Formandos, familiares e servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social participaram, na manhã desta quinta-feira (19/12), da cerimônia de entrega de certificados do curso de Almoxarife e Estoquista, promovido pelo programa estadual Via Rápida Emprego, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. Receberam os certificados 21 estudantes, agora capacitados para atuar na área de Administração e Negócios. O secretário Régis Athanázio Bueno, titular da pasta, representou o prefeito Angelo Perugini. A cerimônia também contou com a presença do prof. Renato William Martins de Oliveira, diretor da Etec-Hortolândia (Centro Paula Souza); da secretária adjunta Tereza Martins Godinho e do diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gérson Ferreira. A cerimônia aconteceu na sede do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro.

“O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, tanto em oportunidades, quanto em distribuição de renda. A Prefeitura busca dar oportunidades para que esta desigualdade diminua. Todos têm que ter oportunidade. Este é o nosso papel: ajudar neste recomeço, melhorar a qualificação das pessoas, trazer recursos, empresas para o município. Hortolândia é uma cidade jovem, que cresce muito. Precisamos investir nesta qualificação da população. É o que podemos oferecer a vocês, seja para que tenham melhores condições de conseguir emprego, seja para que aprimorem seus conhecimentos, seja para que tenham melhores condições de vida”, afirmou Bueno.

Para Renato William, oferecer um curso de curta duração parece pouco diante dos obstáculos atuais, existentes no País, mas a iniciativa pode representar o recomeço para alguns dos participantes. De acordo coma professora da turma, Kelly Begosso, os aprendizes, que têm entre 17 e 60 anos de idade, tiveram um desempenho bem satisfatório nas aulas. “São muito interessados. Só um está trabalhando. Espero que a formação abra novas oportunidades para todos eles”, comentou ela.

A formação de 80 horas/aula, inteiramente gratuita, começou no dia 27 de novembro e se encerrou nesta terça-feira (17/12). Segundo Kelly, o certificado permite que possam atuar no mercado, nesta área de administração e negócios. Segundo a ementa disponibilizada pelo Governo do Estado, os aprendizes agora são capazes de “recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoque, distribuir produtos e materiais a serem expedidos e organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados”.

Para o jovem Maycon Júnior Leôncio Gaia, de 20 anos, morador do Jd. Novo Ângulo, a iniciativa foi válida pela oportunidade de “aprender coisas novas”. Otimista, tem entrevista agendada para ingresso em emprego. Já para o veterano Ednaldo Lauzen Oliveira, de 57 anos, morador do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, o curso significa de fato um recomeço e uma esperança. “Muito bom. O melhor que já fiz até agora. Fiz novos amigos, aprendi muitas coisas novas. Deixei meu currículo em algumas empresas e fiz entrevista. Estou aguardando a resposta”, afirmou, otimista.

PIC

As ações de qualificação profissional fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado por Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo