Campinas

Evento de prevenção ao câncer de pulmão terá exames gratuitos em Campinas

Ação promovida pelo Grupo SOnHe para conscientização do câncer de pulmão terá exame gratuito que detecta diversas doenças pulmonares

Novembro não é só azul, é branco também. E, para alertar a população de Campinas sobre o câncer de pulmão, que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o segundo mais comum em homens e o quarto entre as mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma), o Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia vai instalar no dia 26 de novembro, na praça em frente da Catedral Metropolitana de Campinas – uma das mais movimentadas da cidade – uma tenda com um pulmão inflável gigante. Das 7 às 14 horas, médicos do grupo vão conversar com quem passar pelo local sobre as causas e as prevenções para o tipo de tumor, que é o primeiro no ranking dos canceres em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade.

Ao longo da ação, após preenchimento de questionário prévio, o cidadão apto poderá realizar um exame de pulmão gratuito chamado espirometria que mede o volume e a velocidade do ar respirado, testando a qualidade do órgão. “É um exame rápido, indolor que permite detectar várias doenças pulmonares, mesmo nas fases iniciais. Campanhas como essa servem para alertar a população contra um inimigo silencioso e mortal que é o câncer de pulmão e sua relação com o cigarro!”, explica Vinicius Conceição, oncologista do Grupo SOnHe.

Segundo o médico, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de tumor no pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. “Os pacientes que fumam têm em média 14 anos a menos de expectativa de vida em relação ao que não fumam. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 7 milhões de mortes ao ano ocorrem por doenças causadas pelo cigarro, sendo 12% dessas mortes em fumantes passivos. Só no Brasil são 400 mortes por dia pelo tabaco, o que causa um impacto gigantesco na saúde e na economia, visto que muitas pessoas atingidas são jovens e ainda economicamente ativas, além de um grande custo para o sistema de saúde público com gastos bilionários em tratamentos de doenças tabaco relacionadas”, afirma o especialista.

Câncer evitável

De acordo com o CEO do Grupo, André Deeke Sasse, o objetivo da ação, que tem o apoio da Secretaria de Esportes de Campinas, é atingir, com informações claras e didáticas, o maior número de pessoas possível sobre a doença, responsável por 28 mil mortes em 2018, segundo o INCA. “No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis. O que mais sensibiliza é saber que uma doença tão letal poderia ser evitada na maioria das vezes com a parada do uso do cigarro. O câncer de pulmão certamente é o que mais sofre influência dos nossos hábitos de vida”, explica.

A ação acontece somente no dia 26 e a visitação é gratuita e aberta ao público.

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia, é formado por oncologistas e hematologista que fazem o atendimento oncológico humanizado e multidisciplinar no Hospital Vera Cruz, Hospital Santa Tereza e Instituto do Radium, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas. A equipe oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado pelos oncologistas: André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinicius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Adolfo Scherr, Rafael Luís, Fernanda Proa Ferreira, Susana Ramalho, Ana Paula Stramosk e Leonardo Roberto da Silva.

Serviço
Papo de Homem: Pedalando e caminhando pela vida
Data: 26 de novembro de 2019
Horário: das 7 às 14 horas
Local: Praça José Bonifácio – em frente à Catedral Metropolitana de Campinas
Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas – SP
Participação gratuita

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo