Nossa Cidade

Trabalho da Prefeitura na prevenção contra Raiva Humana será destaque em seminário nacional

As ações de prevenção contra Raiva Humana e de vacinação pré-exposição, realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, serão destaque no 12º Seminário de Controle da Raiva, promovido pelo Instituto Pasteur, entre esta terça e quinta-feira (dias 05, 06 e 07 de novembro), em Águas de Lindoia. Desde abril, o município alterou a forma de vacinação contra a Raiva Humana para veterinários e outros profissionais que lidam com animais, otimizando as doses e garantindo a proteção preventiva para 34 pessoas. Equipes da Secretaria de Saúde, que atuam na UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) e na Vigilância Epidemiológica, enviaram a experiência da cidade para ser apresentada em banner. Mas o resultado positivo do experimento fez com que o trabalho fosse selecionado para ser apresentado de forma oral.

De acordo com a enfermeira Camila Cândido Guimarães Travassos, a iniciativa da Prefeitura em alterar o processo de vacinação contra a Raiva Humana iniciou por causa da escassez de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. “Cada frasco protege uma pessoa, se a vacina for aplicada na forma intramuscular, como era feito antes. Com a redução no envio de doses, as vacinas foram restritas a casos de pós exposição (quando alguém precisa ser vacinado após acidente). Estudantes de veterinária, profissionais de zoonoses e outras pessoas sujeitas a acidentes, que precisam da vacina pré-exposição, não estavam protegidos. Para resolver esta situação, passamos a oferecer a vacina com administração intradérmica, o que possibilita fracionar o frasco e proteger mais pessoas, com a mesma eficácia”, explica Camila.

“Cada frasco aberto dura 6 horas. Então, quando uma pessoa é mordida e precisa da vacina, nós fazemos a administração e convocamos imediatamente mais duas pessoas, como veterinários e estudantes de medicina veterinária, que aguardam a vacina como prevenção. Eles têm este tempo para comparecer à unidade de saúde e serem vacinadas com o restante do frasco que foi utilizado na pós exposição”, Justificou. “Se não fosse este esquema de vacinação intradérmica, as 34 pessoas que foram vacinadas de forma preventiva, desde abril, não estariam protegidas”, enfatizou.

Além dos casos de prevenção contra Raiva Humana e ações para pré-exposição, o 12º Seminário de Controle da Raiva terá apresentação, também, de banners digitais e trabalhos orais na modalidade de prevenção da Raiva Animal. A apresentação da equipe hortolandense será nesta quinta-feira (7/11).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo