Nossa Cidade

Transmissão da dengue está controlada em Hortolândia

Entre julho e setembro, foram registrados seis casos positivos da doença

combate a dengue

Anuncio

Hortolândia pode comemorar o sucesso das ações de combate a dengue no município. Nos últimos três meses foram registrados seis casos positivos da doença na cidade, um a cada 15 dias. O número está muito abaixo da situação enfrentada no primeiro semestre do ano, quando 1.469 pessoas adoecerem após serem picadas pelo mosquito Aedes aegipyt, transmissor da dengue. A cada 15 dias, eram 113 novos casos da doença. Graças ao trabalho intensivo dos agentes de saúde e a colaboração da população, a redução dos casos positivos já é uma realidade.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, são várias as atividades realizadas para que este resultado fosse alcançado. “Apesar da questão climática colaborar para a diminuição da transmissão da doença, realizamos um trabalho diário para conscientização da população sobre a prevenção da doença. Também agimos de maneira a eliminar os criadouros dos locais mais propícios à procriação do mosquito da dengue”, disse Cilene.

Além do trabalho de orientação casa a casa, realizado de segunda a sexta pelos agentes de saúde, a Administração Municipal realiza, todo final de semana, arrastões nos bairros com maior concentração de casos positivos. Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) percorrem as casas em busca dos criadouros. Além disso, as famílias recebem material impresso, como folhetos com explicações de como evitar a dengue.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada e a Secretaria de Serviços Urbanos, também são realizados mutirões de cata bagulho, com a limpeza de terrenos baldios e a remoção de entulho das calçadas. São realizadas, ainda, nebulizações nas localidades com maior concentração de pessoas infectadas.

A divulgação das formas de prevenção da doença também reforça o combate à dengue. Frequentemente, o site da Prefeitura traz dicas de como evitar criadouros nos vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, ou mesmo em locais inusitados, como brinquedos esquecidos no quintal. “Realizamos palestras nas escolas e contamos com a ajuda das crianças, para que, em casa, informem os pais sobre as maneiras de evitar a dengue”, enfatizou Cilene.

Serviço

Neste sábado (28/09), o arrastão contra a dengue acontece nos bairros Jardim Nova América e Parque Peron. Agentes de saúde vão visitar todas as casas do bairro, para eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença. A Prefeitura conta com a colaboração da população, para que autorize a entrada dos agentes de saúde nas residências. Os servidores estarão em equipes, identificados individualmente com camisetas e crachá.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo