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Água e Saneamento básico são temas de formação dentro do projeto Gota D’Água

Cerca de 70 gestores de escolas municipais participaram, na tarde desta quinta-feira (22/08), da formação de abertura do Projeto Gota d’Água em Hortolândia, promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em parceria com a Prefeitura.

A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, o enfoque é “Desafio Água e Saneamento – Sua Gota faz a Diferença”. A Prefeitura integra o Consócio PCJ e, há 20 anos, desenvolve, anualmente, atividades voltadas aos temas propostos. A ação beneficia os 25 mil estudantes da rede muncipal.

Realizada no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, a formação inicial contou com a presença dos secretários Sandra Fagundes Freire (Educação, Ciência e Tecnologia) e José Nazareno Zezé Gomes (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). 

Além de orientação técnica, a formação teve visita monitorada ao parque. “Essa parceria vem para estimular e orientar a população quanto à importância da rede de esgoto estar ligada de forma correta. A intenção é que os gestores repliquem as informações aos alunos e estes as repliquem em suas residências”, afirmou o coordenador da Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, um dos palestrantes.

Os gestores ficarão responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos na unidade escolar, bem como pela organização e pelo cumprimento do cronograma em todas as 58 escolas da rede municipal, inclusive na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”. 

Entre os temas abordados na área do saneamento básico estão a visão do ponto de vista nacional, ações na região abrangida pelo Consórcio PCJ, saneamento básico em Hortolândia, ações sustentáveis do ponto de vista ambiental e como ajudar a aprimorá-lo. “Tudo isso para que a gente possa pensar e repensar, ajudar a melhorar a questão do saneamento, da sustentabilidade, do meio ambiente, para que as escolas possam, absorvendo estes conhecimentos, com toda esta sensibilização, levar esta ideia para dentro de cada escola e, junto com a comunidade escolar e do entorno, desenvolver um projeto, uma ação dentro das suas escolas. Por exemplo, há escolas que vão desenvolver hortas, outras farão o projeto de revitalização dos espaços da escola, outras ainda vão trabalhar com a reciclagem. Faremos tudo isso para que possam sentir, dentro do projeto da escola, o que de meio ambiente vão trabalhar, pensando na temática do saneamento, para que a gente possa ter um ambiente melhor”, explicou a coordenadora pedagógica responsável, Juliana Santos.

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