Nossa Cidade

Julho Amarelo realiza mais de 1,2 mil testes rápidos de Hepatite

 

A Prefeitura de Hortolândia contabilizou a realização de 1.208 testes rápidos de detecção de Hepatite durante a ação “Julho Amarelo”, promovida em todas as unidades de saúde durante o último mês. Quatro exames tiveram resultado positivo. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que já realizam o teste rápido da doença como rotina, promoveram ações educativas e intensificaram a testagem: através do diagnóstico precoce, é possível encaminhar pacientes para tratamento gratuito, elevando as chances de cura. A medicação é distribuída, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde nas Farmácias de Alto Custo.

Anuncio

Até o mês de junho, Hortolândia havia diagnosticado oito pessoas com a doença: no total, 116 pacientes realizam acompanhamento no município. As quatro pessoas cujo teste rápido deu positivo durante o “Julho Amarelo” realizam exames complementares. Quem ainda não fez o teste, pode procurar uma das unidades de saúde ou o CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), localizado na rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

As atividades do Julho Amarelo lembram o dia 28 de julho, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E). As Hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para Hepatite C e tratamento para Hepatite B. Até o momento, não há vacina para a Hepatite C. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da Hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose.

A Hepatite é transmitida pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha. As formas de prevenção incluem, além da vacina, medidas para evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes e usar sempre preservativo nas relações sexuais. A realização de tatuagens, a colocação de ‘piercings’ e de tratamentos com acupuntura só deve ser feita se os instrumentos utilizados estiverem adequadamente esterilizados.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo