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Professores da rede municipal participam de formação sobre Educação Especial

Objetivo da Prefeitura é aprimorar educação inclusiva oferecida na rede

CIER - Hortolândia

Professores dos programas de Escola Especial do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, Distúrbio de Aprendizagem, Oficina e Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura de Hortolândia, participam, nesta segunda-feira (23/09), do 4º Encontro do Curso de Formação “Introdução à Consultoria Colaborativa em Educação Especial”. A reunião acontece das 18h às 20h, no próprio CIER, órgão da Secretaria de Educação, localizado na Avenida Olívio Franceschini, 200, no Parque Santo André.

O tema do encontro é “Correlações: a escola e pessoa com deficiência — a inclusão na Espanha”. A palestra será ministrada pelo Prof Isaac Rodrigues Saglia, mestre em Educação Especial pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), especialista em Alfabetização pela UFSJ-MG (Universidade Federal de São João del-Rei) e professor de Educação Básica ( Educação Especial) nas Prefeituras de Campinas e Hortolândia.

O objetivo da ação é oferecer aos profissionais da educação formação continuada em serviço, estudo e aperfeiçoamento. Dentre as tarefas previstas na formação está a construção de materiais que permaneçam nas Salas de Recursos Multifuncionais, de Protocolo de Avaliação, Adaptações Curriculares e a discussão sobre o uso de tecnologia nas práticas pedagógicas.

“Queremos oferecer uma escola acolhedora”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. “Nossos professores precisam se aprimorar constantemente, visando consolidar uma política pública de educação inclusiva na rede municipal de educação”, complementa.

Confira o cronograma da formação:

12/08: Apresentação do curso e levantamento de propostas;
02 e 16/09: Avaliação da aprendizagem: identificar, analisar e promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência;
23/09: Correlações: a escola e pessoa com deficiência: a inclusão na Espanha;
30/09: Esquema e imagem corporal da criança com deficiência – diversos olhares para o Transtorno do Espectro Autista;
21/10 e 11/11: Deficiência(s): o papel do jogo e do brincar;
•18/11: Deficiência(s): Mediações da aprendizagem: Autonomia, Recursos da Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa, Adaptações Curriculares, Estilos de Aprendizagem;
25/11: Desenvolvimento Cognitivo e o Conhecimento Lógico Matemático de alunos com Deficiência;
02/12: Sobrevoo: Documentos legais sobre a pessoa com deficiência – a Terminalidade Específica;
09/12: O trabalho realizado em escolas municipais inclusivas: possibilidades sob a ótica da interdisciplinaridade;
10 a 13/12: – Análise do Portfólio.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



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