Nossa Cidade

Moradores elogiam inauguração da nova UBS Figueiras/S. Sebastião

 

A população da área de abrangência da UBS (Unidade Básica de Saúde) Figueiras/São Sebastião, que será inaugurada pela Prefeitura neste sábado (02/02), aprova a nova unidade de saúde. Agentes que atuarão na UBS continuam a visitar moradores da região para fazer pré-cadastro e dar orientações sobre o início de atendimento no novo prédio. A estimativa da Prefeitura é que a nova UBS atenderá cerca de 13,5 mil pessoas dos bairros Jd. São Sebastião I e II, Jd. das Figueiras I e II, Jd. Flamboyant, Parque Ortolândia, Loteamento Adventista Campineiro e Jd. Novo Cambuí. A nova UBS está localizada na rua Ary Pinto, 115, Jd. das Figueiras I. 

Dentre os principais benefícios da nova UBS destacados pelos moradores é a ampliação do atendimento e serviços médicos. É o que diz o frentista Cleiton Silva Costa, de 40 anos. “Acho ótima a inauguração dessa nova unidade. Atual UBS São Sebastião não tem outras especialidades médicas que precisamos”, ressalta o morador.

De acordo com a Secretaria de Saúde, com a abertura da nova unidade, a atual UBS São Sebastião, que funciona num prédio alugado, será desativada. A nova unidade contará com diversos consultórios, sala para coleta de exames laboratoriais, farmácia e atendimento de saúde mental e bucal, ampliando a capacidade de atendimento da atual UBS, que atende apenas moradores do Jd. São Sebastião e Loteamento Adventista Campineiro. 

Para a dona de casa Alenize Rodrigues, de 39 anos, a nova UBS representa uma melhoria para a saúde da população local. “Tenho três crianças pequenas que têm alergia respiratória. Quero levá-las na nova UBS para que sejam atendidas e possam receber acompanhamento”, destaca.

O estudante João Vitor de Souza, de 15 anos, destaca que o fato da nova UBS passar a oferecer mais especialidades médicas trará benefícios para a família. “Essa nova UBS vai ser um grande benefício pra nós, pois na nossa família temos pessoas que sofrem crise de bronquite”, ressalta o jovem.

A população da terceira idade também comemora a inauguração da nova UBS. É o caso da aposentada Benedita Bueno Sanches, de 84 anos. “Vai ser bom ter essa nova UBS. Pois vou poder tirar pressão e fazer exames e medições mais simples”, ressalta a moradora.

PIC

O prédio da UBS Figueiras/São Sebastião foi construído pelo Governo do Estado, por meio do programa “Saúde em Ação”, em um terreno da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Ary Pinto, nº 115, no Jd. das Figueiras I. Foram investidos R$ 3,4 milhões na obra, recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), montante que inclui a entrega da unidade equipada com móveis e utensílios, além da realização de treinamento para os servidores que atuarão no local.

Em setembro de 2018, a Prefeitura inaugurou a UBS do Jd. Amanda, que também foi construída pelo Governo Estadual, por meio do programa “Saúde em Ação”. A unidade está localizada na avenida Brasil, nº 800, no Jd. Amanda I. A inauguração deixou para trás o antigo prédio de saúde do bairro, que funcionou de forma improvisada num centro comercial, sem acessibilidade e estrutura adequada.

A inauguração da UBS Pq. das Figueiras faz parte das ações para reestruturação do serviço de saúde básica em Hortolândia, com objetivo de garantir atendimento com mais qualidade à população. A reestruturação integra o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços em todas as áreas.

A Prefeitura de Hortolândia investe na reestruturação do serviço de saúde em todo o município, por meio de obras e serviços para melhoria no atendimento prestado à população. As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo