Nossa Cidade

Prefeitura realizará seminário sobre Indústria 4.0

Inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link bit.ly/hortolandiainovacao 

A Prefeitura de Hortolândia abre as discussões na cidade sobre “a quarta revolução industrial” com a realização do seminário “Encontro e Inovação Indústria 4.0”, na próxima terça-feira (27/11), às 8h, na indústria farmacêutica EMS, localizada na rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença/ SP-101, Chácaras Assay, portaria Espelho D’Agua. Para participar, basta acessar o link bit.ly/hortolandiainovacao e fazer a inscrição. A palestra é gratuita. São 200 vagas disponíveis.

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos (sistemas computacionais e colaborativos os quais as operações são monitoradas, coordenadas, controladas e integradas por núcleos de comunicação e computação), Internet das Coisas (rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede e é capaz de coletar e transmitir dados) e Computação em Nuvem (refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores hospedados em datacenter e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade). Juntas, essas tecnologias facilitam a visão e execução de “Fábricas Inteligentes”.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o objetivo do seminário é trazer a discussão sobre o tema para a cidade. “Este é um assunto discutido internacionalmente e nacionalmente por meio de instituiçoes importantes como ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), CNI (Confederação Nacional da Indústria), BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), além de Universidades e instituições de ensino. A nova tecnologia propõe redução de custos e aumento da produção promovendo, assim, a retomada da competitividade industrial”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

A secretária informa que grandes indústrias de Hortolândia já discutem o assunto e, algumas, já trabalham para incorporar a tecnologia. “A EMS, inclusive, fechou negócio com a BOSCH para implementação de tecnologia 4.0”, informa Monique.

Hortolândia é uma cidade com alta capacidade industrial e tecnológica, por isso, está engajada em protagonizar as discussões e articulações necessárias à incorporação no Brasil dos novos conceitos da indústria 4.0 e a nova Revolução Industrial. A cidade se prepara para aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico. Por suas características e vocações, e pelo perfil de suas empresas, tem total condição de ser essa protagonista e provocar o diálogo na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e no Estado de São Paulo sendo referência nacional em inovação e investimentos em ciências tecnológicas e reindustrialização”, avalia a secretária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo