Nossa Cidade

Prefeitura apresenta PIC para idosos do Centro da Melhor Idade

Atividade, realizada nesta quarta-feira (17), reuniu mais de 300 pessoas

Mais de 300 idosos participaram, nesta quarta-feira (17), no CCMI (Centro de Conveniência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, da reunião para apresentação do programa da Prefeitura que vai mudar a vida de Hortolândia em todos os setores, o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa prevê investimentos de mais de R$ 400 milhões, em mais de 100 obras que integrarão todos os bairros da cidade.

“Queremos que os moradores de Hortolândia se empoderem da cidade com o PIC porque o cidadão é parte desta ação. As pessoas vão ter acesso a todas as informações sobre o que a Prefeitura realiza em todas as áreas, intervenções que vão melhorar a vida de todos. Se a população sabe onde a cidade vai, ela cresce com a cidade”, observa o prefeito Angelo Perugini, que realizará mais de 20 reuniões, em todas as regiões da cidade, para apresentar os detalhes do PIC.

O trabalho para viabilizar os recursos financeiros que colocarão o PIC em prática começou em 2017. O plano de ação, que garantiu investimentos do banco CAF, dos governos federal e estadual, é resultado das necessidades apontadas pela própria população, em todas as áreas do serviço público municipal.

O PIC prevê  investimentos em obras e serviços que irão mudar a cara da cidade e aumentar a qualidade de vida, geração de emprego e renda da população. O objetivo é que o município cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 20 anos.

Investimentos em todos os setores

O maior volume das intervenções previstas no PIC está em mobilidade urbana. Serão construídas novas ruas, pontes, viadutos e acessos viários, além da realização de obras de asfalto, recapeamento, sinalização e drenagem. Dados da Secretaria de Obras indicam que serão realizadas intervenções viárias em cerca de 63 mil metros de vias, ação que proporcionará novas ligações entre bairros, ampliação e prolongamento de ruas já existentes e abertura de novos caminhos. Uma das ações será a liberação da Ponte da Esperança (Estaiada) para o tráfego de veículos, por meio da continuidade das obras do Corredor Metropolitano.

Haverá também a duplicação da avenida São Francisco de Assis, desde o Jd. São Felipe até a Vila Real, e da Estrada Teodor Cundiev, no bairro Chácaras Recreio Alvorada. Entre as pontes que serão construídas está a de ligação do Jd. Novo Cambuí ao Parque Gabriel, passando por cima do Parque Lago da Fé. 

Na Educação, a ampliação de escolas possibilitará a criação de 800 novas vagas em creches. Além disso, o Programa de Educação Integral será ampliado para as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) do município, atendendo mais de 6.400 crianças com atividades no contraturno das aulas. O município ainda investe em merenda, garantindo alimentação de qualidade aos alunos, com arroz, feijão, carne, legumes, frutas e suco, todos os dias. A Prefeitura também articula junto ao Governo do Estado a implantação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) na cidade, e garante por meio do Cursinho Popular, a preparação de jovens e adultos para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Na área da Saúde, a reforma e ampliação do Hospital é um dos principais investimentos, pois garantirá uma unidade de saúde moderna e mais qualidade no serviço prestado à população. Há recursos garantidos, ainda, para ampliação das equipes de saúde da família, implantação de farmácias em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), e a entrega de mais uma unidade de saúde no Parque das Figueiras para atendimento de moradores da região do Jd. São Sebastião.

A iluminação pública e a segurança  receberão investimentos, como a troca de lâmpadas de 22 mil pontos de iluminação pública por luminárias LED, que garantem maior luminosidade e asseguram ambientes menos vulneráveis à criminalidade. O município também ampliará o sistema de videomonitoramento e a rede de dados em fibra ótica. Há também projetos nas áreas esportiva e cultural, de desenvolvimento urbano e econômico, de habitação e de inclusão social.

Parques

O meio ambiente também tem espaço garantido no PIC, com projetos para para 11 intervenções, que vão ampliar a área verde em 417 mil metros quadrados, o equivalente a 1,88 metros quadrados por habitante. Estão previstos cinco novos parques lineares, que vão criar um corredor ecológico na cidade, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, contornando a cidade pelo Jd. Novo Ângulo. Jd. Carmem Cristina, região central, Parque Gabriel, Jd. Santa Fé, Jd. Santa Clara, até a lagoa que fica atrás da EMS, no residencial Maria de Lourdes. A ação proporcionará a recuperação de nascentes e matas ciliares, além de garantir novos espaços de lazer à população, com uma ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas estas áreas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo