Nossa Cidade

Prefeitura oferece curso de Libras gratuito à comunidade

Iniciativa vai beneficiar 260 munícipes e promover a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva

Curso de Libras - Gratuito - Prefeitura Municipal de Hortolândia/SP

Anuncio

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo Curso de Libras voltado a membros da comunidade. Os encontros, 11 ao todo, acontecem aos sábados, das 8h às 11h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. As aulas do primeiro módulo começaram no início de agosto. Estão inscritas 260 pessoas. A proposta é capacitar a comunidade para o trabalho de inclusão. A ideia é levar os participantes a aprimorar a comunicação e promover a inclusão de surdos ou pessoas com perdas auditivas.

Os módulos contam com diversas atividades, exemplos e vídeos que facilitam a compreensão e memorização do conteúdo e noções da linguagem básica de sinais, como números, alfabeto e dias da semana. Neste primeiro módulo, a duração do curso é de 40 horas.
Para Emiliana Maria dos santos, do Jardim Nossa Senhora de Fátima, funcionária de uma empresa multinacional, o curso contribuiu para um novo aprendizado e melhorias na comunicação no ambiente de trabalho. “Trabalho com alguns deficientes auditivos e me sentia muito mal por não saber como interagir com eles. Com o curso aprendi a me comunicar, brincar e a cada dia eles também me ensinam muito. Conseguimos hoje trocar conversas e histórias engraçadas, tristes e do cotidiano, coisa que não acontecia antes”, ressaltou.

Já Maria de Lourdes Silva Ferreira interessou-se pelo curso por motivos pessoais. “Tenho um filho de 18 anos com deficiência auditiva e o curso me ensina, a cada dia, a melhorar a minha comunicação em casa”, explicou.

“A Secretaria promove cursos de formação continuada em Libras com o objetivo de fortalecer as Políticas Públicas de Educação Inclusiva no município, visando atender tanto os alunos deficientes, matriculados na rede, quanto às solicitações da comunidade”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo