Nossa Cidade

Prefeito recebe comitiva do Banco CAF, que investe em obras públicas na cidade

 

O prefeito Angelo Perugini recebeu, nesta segunda-feira (24/09), uma comitiva de representantes do banco venezuelano CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Os profissionais vieram conhecer detalhes dos projetos de obras que serão realizadas na cidade com apoio financeiro da instituição internacional. Os membros do CAF ficam em Hortolândia até amanhã (25/09), período no qual se reunirão com secretários municipais e visitarão alguns locais onde as intervenções serão realizadas. No início do mês, a Prefeitura e o Banco CAF firmaram contrato no valor de US$ 42 milhões, equivalente a R$ 160 milhões, montante que será utilizado em 35 obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida para a população. Parte das obras será licitada pela Administração Municipal ainda neste ano.

“Com os investimentos que virão da parceria com o Banco CAF, Hortolândia vai retomar o seu desenvolvimento econômico e social. Nossa cidade voltará a andar na velocidade certa, em direção ao crescimento e ampliação da qualidade de vida dos moradores. A expectativa é promover o desenvolvimento local, gerar emprego, renda e aumentar a arrecadação municipal, o que permitirá ampliar investimentos em áreas prioritárias como a Saúde e a Educação”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

O crédito internacional obtido pela Prefeitura tem o Governo Federal como avalista. Após a liberação do recurso, a Prefeitura terá um prazo de três anos para executar as obras. Só depois deste prazo é que o município pagará pelo valor financiado. A maioria das obras contempladas é de mobilidade urbana, como a construção de uma ponte de ligação entre o Jardim Novo Cambuí e o Parque Gabriel, passando sobre o Parque Socioambiental Lago da Fé. Há projeto ainda para a obra de prolongamento da Estrada do Panaíno, atrás do Condomínio Green Park, até a rua Ytamaracá, no Jd. Nova Europa, com a interligação das vias à um novo sistema viário na região central, paralelo ao curso do Ribeirão Jacuba. Existem, ainda, projetos de implantação de Parque Lineares, o que garantirá novos espaços de lazer à população na região central no Jd. Novo Ângulo e no Jd. Nova Hortolândia, unindo todas as áreas verdes da cidade e criando uma grande ciclovia, com cerca de 10 quilômetros de extensão.

“Todos os nossos córregos terão parques no entorno, numa área de pelo menos 30 metros. Vamos plantar mais de 100 mil árvores e renovar matas ciliares até o final de todo este projeto, que pretende promover o desenvolvimento sustentável de Hortolândia, com novas vias abertas para ampliar a mobilidade urbana, mas de uma forma que o meio ambiente seja preservado e recuperado”, enfatiza o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

“É importante que estas obras estejam alinhadas ao Plano Diretor e ao Plano de Mobilidade, para que os investimentos sejam de acordo com a previsão de crescimento da cidade, pensando inclusive no cuidado com o meio ambiente e na qualidade de vida”, destacou o executivo sênior do CAF para o Setor Público no Brasil, José Rafael Neto.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo