Nossa Cidade

Com radar, nove avenidas terão velocidade reduzida para 50 km/hora

Prefeitura apresentou a vereadores estudo que aponta necessidade de implantação da fiscalização eletrônica em Hortolândia

A Prefeitura apresentou aos vereadores de Hortolândia, nesta segunda-feira (17/09), estudo que mostra a necessidade de implantação de aparelhos de fiscalização eletrônica nas principais avenidas da cidade para reduzir o índice de acidentes de trânsito,  proteger a vida de motoristas e pedestres. Os radares estão em teste. A previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana é de colocar os equipamentos em funcionamento a partir de outubro.

Anuncio

No início do mês, a Prefeitura concluiu a análise do período de teste de radares fixos e móveis e homologou a contratação da empresa que prestará o serviço de radar, a partir de outubro. Nove vias de Hortolândia passarão a ter a velocidade para o tráfego reduzida de 60 km/h para 50 km/h. A alteração será nas avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, Santana, São Francisco de Assis, Thereza Ana Cecon Breda, Brasil (Jd. Amanda), Estrada Municipal Sabina Batista de Camargo (Estrada da Granja) e ruas Augusto dos Anjos (Jd. Amanda) e Luiz Camilo de Camargo (principal rua do comércio).

“A redução da velocidade do tráfego nessas vias não aumentará exageradamente o tempo de deslocamento dos motoristas. Sem contar o tempo de parada nos semáforos, na avenida da Emancipação, por exemplo, que tem uma extensão de mais de três quilômetros, quando a velocidade limite é de 60 km/h, o motorista atravessa a via em três minutos e 11 segundos. Quando o limite passar a ser de 50 km/h, o tempo de travessia sobe para três minutos e 50 segundos. Isso representa um aumento de apenas 39 segundos no tempo de deslocamento. Além disso, quanto mais veloz o veículo estiver na via, o tempo de parada dele após a frenagem, também é maior, facilitando uma possível colisão”, explica  o gerente de planejamentos e projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

No período do dia 25 de agosto a 4 de setembro, durante teste de radares, foram monitoradas as velocidades de 115.208 veículos que trafegaram nas avenidas Ana Thereza Cecon Breda, na Vila Real, e Olívio Franceschini. Deste total, 4.757 veículos foram flagrados acima da velocidade permitida. Parte deles, em velocidade de até 119 km/h, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Em parceria com a Polícia Militar, a Administração realizou um estudo contínuo dos acidentes de trânsito registrados na cidade. Dados de janeiro a julho deste ano apontam que os acidentes com morte não apresentaram queda, se comparados ao mesmo período do ano passado: em 2017, foram 18 mortes; em 2018, foram 17 no mesmo período.

MEDIDAS PARA PROTEÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO

A Prefeitura adota uma série de medidas para reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito, como por exemplo, o reforço na sinalização em vias de toda a cidade e a implantação de novos semáforos. A fiscalização eletrônica é uma das ações anunciadas pelo prefeito Angelo Perugini como parte do pacote de medidas para reduzir os acidentes na cidade. 

CONVÊNIO DETRAN

A Administração, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e de convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), recebe cerca de R$ 1 milhão para sinalização de diversas ruas. O serviço será executado em ruas próximas a escolas, em diversos bairros da cidade. Atualmente, vias do Jardim Amanda recebem sinalização com recursos do Detran.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo