Nossa Cidade

Café Com Viola abre I Encontro de Tropeiros, domingo (16/09)

Grupo Hortolândia Canta, formado por alunos de diferentes idades, será a atração

O tradicional Café com Viola abrirá, às 8h, o I Encontro de Tropeiros que a Prefeitura realizará, neste domingo (16/09), no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento busca resgatar a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural da cidade. O Centro de Memória fica no prédio onde funcionava a antiga Estação Jacuba.

O Café com Viola será animado com a apresentação do grupo Hortolândia Canta, formado por alunos, de diferentes idades, do projeto Cultura Caipira, ministrado, desde 2011, por Mestre Chiquinho, e que conta com apoio da Prefeitura.

Mestre Chiquinho explica que, por meio do projeto, são ministradas aulas, uma vez por semana, sobre o tema. Nas aulas práticas, os alunos aprendem a tocar viola e violão. “O objetivo do projeto é preservar as heranças culturais genuinamente caipiras na cidade”, ressalta.

As aulas são realizadas em cinco espaços públicos municipais, Centro de Memória, CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro e do Jd. Amanda, Espaço Viva Mais e Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”. Na apresentação, o grupo tocará clássicos da música sertaneja como “Mágoa de Boiadeiro”, “Lembrança” e “Fim do Baile”.

EXPOSIÇÃO

O I Encontro de Tropeiros terá mais música sertaneja com a apresentação da dupla Celino e Celito. Com 30 anos de carreira, a dupla já tem um disco lançado. Em seus shows, eles cantam músicas conhecidas de artistas sertanejos pioneiros, tais como Liu e Léu, Milionário & José Rico e Matogrosso & Mathias.

Outra atração será a cantora Carol Silva. A jovem já desponta como uma das grandes novidades da música sertaneja atual. A cantora, junto com a banda que a acompanha, já abriu shows de artistas consagrados como Jorge & Mateus, Marília Mendonça e Wesley Safadão. Carol prepara para breve o lançamento de seu disco e já disponibilizou no Youtube o videoclipe da música “Quem Perdeu Foi Você”. Também se apresentará no Encontro de Tropeiros, a dupla Camilla e Ludimilla. Entre uma apresentação e outra, o público poderá matar a fome e a sede na Praça de Alimentação, que terá barracas variadas. 

O encontro marcará também o lançamento da exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”, também no Centro de Memória. Serão expostos fotos antigas, materiais e objetos relacionados ao tropeirismo. O título da exposição faz referência a um trecho do primeiro verso do Hino de Hortolândia.

Na exposição, a população também conhecerá algumas curiosidades relacionadas ao tema que influenciaram na formação histórica do município. Uma delas é que Hortolândia foi ponto de parada para tropeiros. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade serviu de ponto de parada para tropeiros.

Confira abaixo a programação do I Encontro de Tropeiros:

8h – Café Com Viola

9h30 – Cerimonial da exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”

10h30 – Abertura da exposição 

12h – Show com a dupla Celino e Celito

13h – Apresentação dos grupos Pioneiros e Rainhas do Catira

14h30 – Show com a cantora Carol Silva

16h – Show com a dupla Camilla e Ludmilla

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo