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Professores municipais terão palestra sobre desenvolvimento integral da criança

 

A professora da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), Célia Regina da Silva, fará palestras em Hortolândia, nesta segunda-feira (18/06), sobre “Desenvolvimento Integral”. Voltadas aos profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia que atuam no Programa de Educação Integral, realizado pela Prefeitura, as formações acontecem às 9h e às 18h no CFPF “Paulo Freire” (Centro de Formação dos Profissionais em Educação), no Remanso Campineiro.

Pela manhã, profissionais do Centro de Formação, supervisores e coordenadores educacionais participam da formação; à noite, assistentes de direção e professores das escolas vinculadas ao programa. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo é oferecer à equipe participante oportunidade de atualização, para que organize com qualidade as estações de vivência, atendendo às necessidades da criança. A palestrante abordará, dentre outros aspectos, como a criança dos 6 aos 12 anos se desenvolve nos aspectos cognitivos, sociais e afetivos.

Criado pelo governo Angelo Perugini, em 2011, o programa de Educação Integral foi retomado em 2017. Neste ano, a iniciativa beneficiará 2.419 mil alunos, em 15 escolas. Neste primeiro semestre, seis escolas municipais já estão alinhadas ao programa. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs participem dele, atendendo 4.210 alunos. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões.

Quem é Célia Regina da Silva

De acordo com texto elaborado pela própria autora, publicado no Currículo Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Célia Regina da Silva possui graduação em Psicologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-2006) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Unesp/Araraquara. De 2005 a 2007, atuou como Assessora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do município de Guarulhos/SP. Atuou, também, como professora assistente nas Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, ministrando as disciplinas Psicologia Social e Psicologia Institucional para o curso de graduação em Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento para o curso de graduação em Pedagogia, Psicologia da Educação para cursos de licenciatura e ministrou disciplina sobre desenvolvimento e aprendizagem para o curso de Especialização em Gestão Escolar. No mesmo período foi professora colaboradora do curso de especialização em Educação Especial da Fundação Educacional de Penápolis. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul, no campus de Paranaíba/MS, atuando, também, como formadora em projeto de formação junto aos Professores de Educação Infantil do mesmo município. Atualmente é professora da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Programação de Condições de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores.. É membro do GEPCO (Grupo de Estudos em Psicologia Concreta – UEPG/PR) e do Laboratório Interinstitucional de Ensino e Pesquisa em Psicologia Escolar (LIEPPE) USP (Universidade de São Paulo).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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