Nossa Cidade

Morador de Hortolândia disputará competição de karatê na Grécia

Matheus “Teikk” Silva busca apoio na cidade para seguir em busca da conquista na Europa

As Artes Marciais estão na vida do baiano Matheus “Teikk” Silva desde os 4 anos de idade. Hoje, com 23 anos e natural de Salvador, o “novo” morador de Hortolândia foi selecionado, por meio de grandes resultados conquistados no esporte, para disputar o Karatê Combat Pro em Atenas, capital da Grécia. No dia 28 do próximo mês, ele estará competindo ao lado dos 100 melhores caratecas do mundo que representarão 30 países em busca do primeiro lugar.

Anuncio

“Vou levar o nome do Brasil e de Hortolândia para esta importante competição. Sou morador da cidade há sete meses, minha esposa nasceu aqui e nos conhecemos na Bahia, quando ainda morávamos lá. Os caminhos da vida nos trouxeram para Hortolândia, por isso, o apoio de todos na cidade é muito importante para realizar minha trajetória na Grécia”, observa Silva.

Nesta quarta-feira (13/5), em visita ao Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”, localizado na Vila Real e construído em setembro do ano passado pelo prefeito Angelo Perugini, o lutador profissional se surpreendeu com a estrutura do local e contou sobre os primeiros passos dele no mundo das lutas.

“Já treinei em muitos locais, mas realmente esta estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Hortolândia é muito importante para quem sonha em seguir a carreira de lutador profissional, como um dia eu sonhei”, destaca o lutador.

O pai Gilberto, autônomo, e a mãe Regina, professora da rede particular de ensino, sempre incentivaram Matheus a seguir o sonho de se profissionalizar. Foi por meio da mãe que começou a treinar karatê na escola em que Dona Regina lecionava. “A luta me ajudou inclusive com problemas de saúde e respiratórios que eu sofria na época”, relembra. Aos 10 anos, Silva já ganhava o primeiro título brasileiro da modalidade licenciado pela Federação Baiana de Karatê. Este era o começo de um cartel extenso de conquistas.

Com 16 anos, o M.M.A (Artes Marciais Mistas), que envolve diversas variações de modalidades de lutas, começou a fazer parte da rotina de Silva. Em 2016, o talento foi colocado à mostra em uma competição e “descoberto” por representantes de academias. A partir daí, o atleta começou a receber diversos convites para treinos e a convivência com nomes famosos do esporte já era realidade.

O rápido crescimento na modalidade ficou evidente aos 18 anos quando passou a treinar no Rio de Janeiro com José Aldo, principal nome brasileiro do esporte na atualidade. Hoje, “Teikk” faz parte de uma academia em Curitiba. O espaço é a “casa” de Wanderlei Silva, parceiro nos treinamentos e ganhador de vários cinturões de M.M.A.

Faixa preta de karatê, instrutor de muay-thai, cordão verde de capoeira e faixa azul de jiu-jitsu, ele acumula três campeonatos baianos de karatê, um brasileiro da mesma modalidade, um campeonato baiano de muay-thai, campeão do M.M.A na categoria peso mosca, bicampeão baiano de jiu-jitsu, além da terceira melhor colocação no ranking nacional de M.M.A no ano passado. 

“Estou me preparando em uma academia aqui de Hortolândia para a competição. Encerro a fase de preparação em Curitiba. Enfrentarei um russo no torneio e o país é uma grande escola de artes marciais. Será um confronto difícil, mas estou confiante na vitória neste desafio”, comenta Silva.

Ele ainda deixou um recado para as crianças que sonham em ser lutadoras profissionais durante a visita ao Centro de Lutas na Vila Real.

“Aproveitem a estrutura do espaço e não deixem de sonhar. São nas dificuldades que surgem os grandes campeões e devemos sempre acreditar nos sonhos para conseguir os objetivos”, exalta.

CENTRO DE LUTAS

Inaugurado pelo prefeito Angelo Perugini, em setembro do ano passado, o Centro de Lutas tem estrutura moderna e mais de dois mil metros quadrados, além de cinco tatames. O centro atende os requisitos para receber competições nacionais e internacionais. A construção contempla, ainda, cabines para Imprensa, arquibancadas no piso superior e sanitários. O espaço atende aproximadamente dois mil alunos, por meio do Projeto Escolinhas Esportivas. No local, a Prefeitura oferece aulas gratuitas de muay Thai, jiu jitsu, judô, kung fu, karatê, taekwondo e capoeira.

O Centro de Especialidades em Artes Marciais fica localizado na rua Brigadeiro Faria Lima, 410, Vila Real.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo