Nossa Cidade

PAT cadastra currículo de pessoas com deficiência em busca de emprego

 

Empresas de Hortolândia e região procuram por esse perfil de trabalhador 

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia procura por trabalhadores que possuem algum tipo de deficiência para cadastrar currículos. O motivo é a demanda frequente das empresas da cidade e região por esse perfil de trabalhador. Para se cadastrar, a pessoa com deficiência deve comparecer ao posto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com CPF, RG, comprovante de endereço e carteira de trabalho. O PAT fica no prédio do HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a oferta de vagas de emprego para PCDs (Pessoas com Deficiência) está cada vez maior e mais frequente nas empresas de Hortolândia e região. “O PAT tem enfrentado dificuldade para atender as necessidades das empresas para a contratação de PCDs. Então, é importante que essas pessoas cadastrem seus currículos para que possam aproveitar as oportunidades de trabalho que surgem. As informações de contato e histórico profissional do trabalhador devem estar sempre atualizados para que possamos agilizar sua contratação”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Monique Freschet.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2017, apontou que o País possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, aproximadamente 24% dos brasileiros. “A pessoa com deficiência possui capacidades que precisam ser exploradas. Um dos objetivos da Administração é emancipar essas pessoas para que elas conquistem sua autonomia pessoal. Diante desse desafio, o PAT é um importante instrumento para colocação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, disse o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Bueno.

LEI

A “Lei de Cotas”, n° 8.213/91, é uma Lei Federal, criada para garantir as pessoas portadoras de necessidades especiais ou que sejam beneficiárias do programa de Reabilitação Profissional pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) o direito e a possibilidade de exercer atividade laboral.

Também está previsto na lei, a obrigatoriedade das empresas que possuem mais de 100 funcionários a reservarem de 2% á 5% das vagas do seu quadro efetivo para PCD (Pessoa com Deficiência).

Parceria 

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é fruto de uma parceria da Prefeitura com a SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho), o órgão cadastra desempregados, faz captação de vagas junto a empresas, encaminha candidatos para o processo de seleção, realiza emissão de carteira de trabalho e requerimento de seguro-desemprego. 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo