Nossa Cidade

Prefeitura quer ouvir comunidade sobre novos PEVs

 

Antes de implantar mais três novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros materiais recicláveis) no município, a Prefeitura de Hortolândia promoverá reuniões para apresentar à comunidade o projeto de coleta seletiva existente em Hortolândia. O primeiro dos três encontros será na próxima quinta-feira (10/05), às 19h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, localizada na Rua João Coelho, nº 10, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A previsão é que o PEV de número oito seja instalado na região do Jd. Rosolen, no entorno do Parque Socioambiental Irmã Dorothy, na Rua Manoel Antônio da Silva, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

A reunião é aberta ao público e contará com a presença do secretário titular de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, e da adjunta, Eliane Nascimento, além de agentes de educação ambiental. Após a apresentação do projeto, haverá pesquisa de opinião com os presentes sobre o tema, daí a grande importância de os moradores da região comparecerem. As próximas reuniões serão realizadas, ainda neste mês, em local a definir, no Jd. Santa Esmeralda e no Jd. Santa Emília.

O PEVs são disponibilizados pela Administração Municipal e fazem parte da política pública de coleta seletiva, que busca promover o descarte correto de recicláveis, como papel, papelão, plástico, metais, vidros, móveis velhos e até material de construção. Atualmente, existem em funcionamento na cidade sete PEVs: três na região do Nova Hortolândia (Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Vila Real e Pq. Orestes Ôngaro), um na região do Jd. Rosolen (Jd. Adelaide), um na região do Jd. Santa Clara do Lago (Jd. Interlagos), um na Região Central (Pq. Gabriel), um na região do Jd. Amanda.

Três dos cinco novos dispositivos já estão com processo licitatório em andamento, com previsão de uso ainda neste ano, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Eles serão implantados nos jardins Santa Esmeralda, Santa Emília e Nossa Senhora de Fátima. Os outros dois, em fase de análise de projetos junto à CEF (Caixa Econômica Federal), o agente financiador, ficarão no Jd. São Sebastião e no Jd. Nova Alvorada. Embora a previsão de implantação destes PEVs seja ainda em 2018, por ser este um ano eleitoral, há possibilidade de os projetos ficarem para 2019.

Junto com os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis) e a coleta seletiva, porta a porta, recém-implantada em dois bairros, os PEVs buscam incentivar a população a participar ativamente da coleta seletiva de resíduos no município, evitando o descarte irregular em áreas verdes ou terrenos baldios. Por meio deles e de ações de educação ambiental, a Prefeitura promove uma transformação cultural na cidade, sensibilizando e motivando o munícipe a participar mais das ações de interesse público. Existem 12 LEVs implantados na cidade, até agora.

“A coleta seletiva protege o meio ambiente e prolonga a vida dos aterros sanitários, gerando emprego e renda a recicladores. Essas ações fortalecem a Cooperativa de Reciclagem da cidade e tornam o município mais saudável para todos”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. Outra vantagem é a redução no volume de lixo enviado ao aterro sanitário, o que traz economia aos cofres públicos. “Ao economizar, o município aumenta o investimento em áreas primordiais para o desenvolvimento, como saúde e educação”, complementa Eliane. 

O que são os PEVs

Os PEVs são espaços fechados e seguros, onde os moradores podem descartar, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros.

Todos os PEVs abrem, diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. A única exceção é o PEV Orestes Ôngaro, que por estar localizado dentro do Aterro de Inertes, funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (veja endereços abaixo).

Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Agenda Verde

A coleta seletiva (porta a porta ou voluntária) é uma ação do Programa Agenda Verde, criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

Confira o endereço dos PEVs em funcionamento:

• PEV 1 – Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

• PEV 5 – Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda

Rua Augusto dos Anjos, s/n

• PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro (dentro do Aterro de Inertes)

Rua  Rio Pardo (antiga Rua 13), 50

 

Em implantação:

PEV 8 – Jd. Santa Esmeralda – Rua Ágata

PEV 9 – Jd. Santa Emília – Rua Luisa Febrônio Marini

PEV 10 – Jd. Nossa Senhora de Fátima –  Rua Manoel Antonio da Silva

PEV 11 – Jd. São Sebastião

PEV 12 – Jd. Nova Alvorada

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo