Nossa Cidade

Começam inscrições de capacitação profissional para deficientes

Interessados em cursos gratuitos, em plataforma digital acessível, deverão se inscrever no site do projeto Lead, da empresa Dell, parceira da Prefeitura; há 200 vagas disponíveis para deficientes de Hortolândia, Sumaré e Monte Mor

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (11/04), as inscrições para o Programa de Qualificação Profissional em Tecnologia, na modalidade EaD (Ensino a Distância), com recursos de acessibilidade, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a empresa de tecnologia Dell e a UECE (Universidade Estadual do Ceará). Há 200 vagas gratuitas, disponíveis prioritariamente para PCDs (Pessoas com Deficiência), que morem em Hortolândia e em outras duas cidades vizinhas: Monte Mor e Sumaré. Interessados podem ler o edital e se cadastrar no site do próprio Projeto Lead (Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência), http:// www.projetolead.com.br/selecao.  O objetivo é promover a inclusão social e a qualificação dos profissionais com deficiência que residam nas três cidades da região onde a Dell está sediada.

Anuncio

As inscrições para a seleção se encerram no dia quatro de maio. Embora o público-alvo prioritário sejam as pessoas com deficiência, física ou intelectual, a fim de criar um cadastro de reserva, o edital do programa permite a inscrição também de alunos matriculados, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, em Escolas Técnicas Públicas e professores da rede pública de ensino, de qualquer perfil socioeconômico, residentes nas três cidades. Deste modo, em caso de desistência, vagas ociosas serão preenchidas, mesmo durante a capacitação. 

Segundo a Dell, três cursos serão oferecidos no programa: para atrair iniciantes na área de programação, “Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java” (230 horas); para aqueles que têm interesse em aprimorar o currículo profissional, “Informática Prática” (110 horas); e para quem já tem conhecimento em Lógica de Programação e deseja dar continuidade na área de programação em Java, “Desenvolvimento de Aplicações em Java” (220 horas). A previsão é que os cursos iniciem em junho de 2018. 

Os cursos de extensão são oferecidos em módulos e visam “propiciar o estudo e a prática sobre soluções para o uso de softwares e aplicativos, considerando a importância e a execução desses recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado, bem como introduzir conceitos básicos para a programação de sistemas na linguagem Java. Tudo isso com a metodologia à distância, oferecendo horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo, por meio da plataforma Dell Accessible Learning”, esclarece a empresa de tecnologia.

O portal de ensino na internet é acessível para surdos, pessoas com baixa visão e deficientes físicos, podendo ser conectado por meio de computadores fixos (desktops). Também está disponível, via aplicativo, em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Certificados, validados pela UECE, serão emitidos a cada módulo.

De acordo com o edital do programa, as inscrições estão previstas para o período de 11 deste mês a quatro de maio. O processo seletivo, com prova agendada, se estenderá do dia 14 de abril a cinco de maio, com divulgação dos resultados preliminares no dia nove de maio e definitivos, no dia 15 de maio. O início das aulas está agendado para quatro de junho. Segundo a gerente de projetos, Lidiane Castro, o processo seletivo é compatível com o curso escolhido. Varia conforme a capacitação pretendida e inclui questões básicas de interpretação de textos, matemática, inglês e informática. Informações sobre ele também estão disponíveis no edital. O aluno ingressante receberá kit com camiseta do programa, pasta, caderno e caneta.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tino Sampaio, o programa representa uma grande oportunidade para o segmento PCD e também para a cidade. “É um projeto maravilhoso, pois boa parte dos 10 mil microempreendedores existentes em Hortolândia é também pai de PCDs”, ressalta Isabel Moura, representante da Assimei (Associação dos Microempreendedores Individuais da cidade de Hortolândia e Região) e presidente do CMPCD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). “A EAD é a melhor ‘sacada’ para o PCD que quer aprender. É a melhor maneira de estar no mundo para quem nem sempre pode estar no mundo.” 

Veja abaixo o calendário de atividades: 

ATIVIDADESDATAS   

1. Realização das inscrições para o processo seletivo11 de abril a 04 de maio de 2018   

2. Realização da prova de seleção14 de abril a 05 de maio de 2018   

3. Divulgação da lista preliminar dos classificados09 de maio de 2018   

4. Envio de recurso sobre o resultado da prova de seleção23h59 de 10 de maio de 2018   

5. Divulgação da lista definitiva dos classificados e classificáveis15 de maio de 2018   

6. Envio dos documentos para matrícula dos classificados15 a 22 de maio de 2018   

7. Envio dos documentos para matrícula dos classificáveis18 a 22 de maio de 2018   

8. Início dos módulos on-line.04 de junho de 2018 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo