Nossa Cidade

Prefeito convida munícipes a participar da escola cidadã

 

Na visita diária às escolas municipais, nesta terça-feira (20/02), o prefeito Angelo Perugini destacou investimentos na área da Educação: a retomada do programa Escola de Tempo Integral, a nova merenda e entrega de uniformes e material escolar. Cerca de 24,6 mil crianças, jovens e adultos serão beneficiados com a entrega dos kits, até o final deste mês. O investimento da Administração Municipal com os uniformes é de R$ 1,5 milhão e com os kits escolares, R$ 3,2 milhões. Ao longo do dia, o prefeito esteve também na Emei Jd. Amanda II, na Emeief Jd. Santa Esmeralda e na Emef Salvador Zacharias P. Júnior. O objetivo: além de entregar material e uniformes escolares, fazer a cada munícipe um convite à cidadania.

“Entregar uniformes e material escolar de qualidade significa valorizar a educação no município. Assim como investir na merenda, porque a comida servida na escola tem que ser um chamariz para a criança vir à aula. Tem que ter mistura variada, frango, carne, peixe, frutas. Não pode ser macarrão, salsicha e suco em pó. Nossas crianças têm que ser tratadas como toda criança brasileira. A alimentação servida na merenda tem que ser de qualidade”, ressaltou Perugini, em fala a quase 200 pais e responsáveis reunidos na quadra coberta da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real.

“Nesta conversa com vocês, quero muito fazer com que cada um de nós se sinda cidadão. Uniforme, material, merenda escolar não é o prefeito que dá. São vocês que fazem, como munícipes, pagando seus impostos, ajudando a desenvolver nossa cidade. Por outro lado, cidadania significa que a escola é de todos. É dever de todos ajudar a ser melhor, nos serviços, na estrutura, ajudar a cuidar. Cada escola é patrimônio do povo de Hortolândia”, destacou Perugini, estimulando os presentes a uma maior participação, seja na área de Educação, seja em outros programas da Administração Municipal, como a coleta seletiva de recicláveis, porta a porta, que será implantada em três bairros, em março.

Para o secretário Fernando Moraes, esta “escola cidadã”, de que fala o prefeito, tem como público-alvo não só o aluno, mas toda a comunidade. Daí a importância de uma contante parceria entre as partes. “Em 2005, nosso prefeito Angelo Perugini instituiu a entrega de uniformes como algo importante e permanente em Hortolândia. O uniforme de verão que entregamos hoje, mais leve, fácil de lavar e passar, tem uma funcionalidade pedagógica. Representa segurança, igualdade, um sentido social de pertencimento à escola. Houve toda uma discussão pedagógica para chegarmos a este formato que entregamos hoje”, afirma.

Recém-chegada à cidade, vinda de Betim/MG, a dona de casa Andreia das Graças Reis Sampaio, mãe de Matheus, de 2 anos, e de Samuel, de 9 anos, considera a entrega de material e uniforme escolar pela Prefeitura uma grande ajuda, porque não recebia estes itens na cidade em que morava. “Ajuda muito, financeiramente. É uma preocupação a menos, porque sai da casa própria e agora estou pagando aluguel”, diz. A manicure Vânia Sampaio, mãe dos gêmeos Daniel e Samuel, de 10 anos, destaca ainda outras vantagens. “É importante para as crianças o uniforme. É uma identidade, é mais segurança, um sentimento de mais unidade e igualdade entre elas. É prático ter o uniforme, é fácil de lavar. É bom receber também o material, embora já tivesse comprado alguma coisa. Vai ser um complemento porque eles usam bastante o ano todo”, afirma.

No município, o programa Escola de Tempo Integral já funciona em seis escolas e será implementado em outras nove, ainda neste ano, beneficiando 2.419 mil alunos. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs desenvolvam o programa, atendendo 4.210 alunos. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. 

Investimento em qualidade

Neste ano, a Prefeitura entrega nas escolas municipais kits de material já montados, o que agiliza o processo de distribuição aos estudantes. Antes, os materiais eram comprados em lote, o que exigia a montagem de cada conjunto. Ao todo, são 13 kits individuais diferentes, além de agenda diária para todos os estudantes. Todos os materiais foram avaliados e aprovados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os itens distribuídos estão lápis de cor e de escrever, borracha, cadernos variados e tesourinha sem ponta, de acordo com a idade e a série do aluno. Com esta ação, a Administração Municipal reafirma o compromisso assumido em 2005, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, de garantir material escolar gratuito e de qualidade, de forma integral, para atender os alunos ao longo de todo o ano.

A Prefeitura comprou também itens de uso coletivo, que serão entregues para as escolas. São diversos tipos de papéis, como sulfite, canson, cartolina e crepon, por exemplo, além de durex e demais materiais usados como apoio às atividades pedagógicas. Estes produtos, normalmente, são incluídos na lista de material escolar. Com a entrega gratuita, a economia proporcionada às famílias é ainda maior.

Além da agenda e dos materiais de uso individual e coletivo, a Prefeitura distribui também uniformes de verão: duas camisetas e uma bermuda, confeccionados pelas aprendizes do curso de Costura Industrial. A novidade fica por conta das cores do conjunto. As roupas são em branco e azul, numa composição de visual leve e moderno. A previsão é que os uniformes de inverno sejam entregues em maio.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo