Nossa Cidade

Blitz pré Carnaval distribui mais de 500 kits com preservativo

 

Quem passou na manhã desta quarta-feira (07/02) pelo cruzamento entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda e São Francisco de Assis, na Vila Real, participou da Blitz Pré Carnaval, realizada pelo Amdah (Ambulatório municipal de DST/Aids de Hortolândia), órgão da Prefeitura de Hortolândia que promove ações de combate à Aids. Foram distribuídos cerca de 500 kits, compostos por preservativo masculino e feminino, gel lubrificante e folheto com orientações sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se proteger em qualquer época do ano, inclusive no Carnaval.

A Prefeitura também orienta a população sobre a oferta de testes rápidos de HIV/Aids, disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde do município. Para fazer o teste, não é preciso ter encaminhamento médico. No teste rápido, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Os testes têm sigilo garantido. 

O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. O diagnóstico precoce auxilia no controle do vírus por meio de acompanhamento médico e uso de medicamentos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento no Amdah, onde uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, psicólogo e outros profissionais farão acompanhamento do paciente.

Atualmente, o Amdah acompanha cerca de 300 pessoas com HIV. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo