Nossa Cidade

Reforma no antigo CAC transforma espaço em escola de tempo integral

 

No início deste ano letivo, os moradores da região do Jardim Nossa Senhora de Fátima contarão com uma nova escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Prefeitura reforma o antigo CAC (Centro de Arte e Cultura) e transforma o espaço em Escola de Tempo Integral, com a proposta de formar as crianças por meio de um currículo de atividades correlacionadas com a grade convencional. Além de participar das disciplinas comuns às demais escolas, na escola de tempo integral o aluno se desenvolve de forma diferenciada, trabalhando suas habilidades e talentos.

A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, como é chamada, começa a funcionar, no dia 31 deste mês, em sua capacidade máxima: 206 alunos. Serão duas salas de aula para Educação Infantil, com capacidade para 28 alunos cada, e cinco salas para Ensino Fundamental, com capacidade para 30 alunos cada. “Vamos trabalhar um currículo único de educação integral, com atividades que complementam a proposta de educação, para que o aluno tenha um processo formativo completo. Por meio de arte, esporte e outras atividades, vamos despertar habilidades e talentos”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Para receber os alunos, a Emeb recebeu pintura nas partes externa e interna, teve a cozinha ampliada e recebeu ventiladores novos. Para a inauguração, restam apenas alguns detalhes, como a instalação de bebedouros e a troca de uma porta de acesso.

Escola de Tempo Integral

Esta é a décima Escola de Tempo Integral de Hortolândia. Outras nove já funcionam desde 2017, quando a Prefeitura lançou o programa no município. A proposta da Escola de Tempo Integral é oferecer aos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal desenvolvimento em diferentes dimensões e promover o protagonismo juvenil. Nestas escolas, além do conteúdo de aulas regulares, são realizadas estações de vivência: espaços educativos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Mais de dois mil alunos já são atendidos com atividades que proporcionam desenvolvimento integral físico, intelectual, social, emocional e simbólico. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desenvolvam o programa Escola de Tempo Integral.

Escolas participantes do programa Escola de Tempo Integral

1. Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jardim Interlagos

2. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago

3. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião

4. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara

5. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda

6. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda

7. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho

8. Emef Jardim Primavera

9. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia

10. Emeb Josias da Silva Macedo – Jd. Nossa Senhora de Fátima

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo