AnalisarNossa Cidade

Escorpiões invadem residências no Jardim Amanda II

Os moradores do Jardim Amanda II estão assustados com a invasão de escorpiões dentro de suas residências, na Rua Machado de Assis. Segundo moradores, os escorpiões começaram a aparecer há mais ou menos três semanas. Os moradores do local acreditam que o problema vem de um “lixão” na esquina da Rua Machado de Assis e de um ferro-velho, na rua de baixo.

Nestas três semanas, 4 escorpiões do tipo aparelho apareceram nas residências, inclusive dentro de quatros, o que assustou os moradores. Felizmente, ninguém foi picado pelos escorpiões.

“Do lado da minha casa tem um ferro-velho, tem um terreno baldio lotado de lixo e do lado também tem terreno com sucata. Apareceram dois escorpiões no quarto da minha sogra, um no fundo de casa e um na casa da minha vizinha. Estamos rodeado de lixo aqui”, comentou uma vigilante de 32 anos.

O ESCORPIÃO AMARELO

O escorpião amarelo tem como nome científico Tityus serrulatus e pode ser encontrado no Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Trata-se da espécie de escorpião que mais causa acidentes graves em especial com crianças. É essencial ter cuidado com esse tipo de escorpião, pois ele pode levar ao óbito. Trata-se de um escorpião com pernas e cauda num tom de amarelo claro, o seu tronco é de um tom de amarelo escuro. O nome da espécie foi dado devido ao fato de que esse escorpião possui serrilha no terceiro e quatro anéis da sua cauda. Em média esse escorpião tem 7 cm de comprimento. O escorpião amarelo é o responsável pelo maior número de casos de acidentes com esse tipo de animal nos últimos 25 anos em nosso país.

Todo escorpião tem veneno neurotóxico, ou seja, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso da vítima. Uma picada de escorpião costuma ser muito dolorosa, a dor é intensa no local da picada e se espalha por todo o corpo o que faz com que a vítima fique em estado de hiperestesia. O corpo todo fica muito sensível ao toque.

O veneno tem ação neurotrópica da peçonha sobre o bulbo – medula oblonga – que é uma região de grande importância do encéfalo. Essa região é responsável por controlar os movimentos da respiração e cardíacos bem como os movimentos peristálticos. A ação se dá especificamente sobre a região do bulbo que controla a respiração de maneira que a pessoa não consegue mais respirar.

Contato do Escorpião Amarelo com Humanos

No Brasil é muito comum os casos de contato entre os escorpiões amarelos e o ser humano. Esse escorpião ataca o homem se sente ameaçado de alguma forma, se ocorrer um acidente com ele a dica é não “sugar” o veneno com a boca, não fazer torniquete e nem mesmo mexer no local afetado para não tornar a situação mais grave.

O mais assertivo a se fazer é ir em busca de um médico e se for possível levar o escorpião junto. No caso de você se deparar com um escorpião é melhor não tentar pegá-lo com as mãos. Quando possível chame um técnico do Centro de Controle de Zoonoses e somente se não tiver outra opção capture você mesmo o escorpião.

Para capturar o escorpião a dica é usar luvas que sejam grossas, podem ser de couro, calçados grossos e fechados e roupas que cubram o corpo como calças e blusas de manga comprida. Utilize uma pá daquelas de recolher lixo e uma vassoura para capturar o escorpião. Tenha muito cuidado para não ser picado.

Como Acontecem os Acidentes

É muito comum que os acidentes com escorpiões aconteçam com crianças que sem saber brincam perto de refúgios desses animais. Algumas crianças não sabem do risco que esse animal representam e acabam interagindo com ele. Podem acontecer acidentes também com operários que estão mexendo materiais de depósitos de obras e que não usam a roupa adequada para tal tarefa como luvas e botas.

Pode acontecer ainda de os escorpiões entrarem nas casas vindos da rede de esgoto e se escondam em calçados e roupas que encontram pelo chão. Nessas situações os acidentes acontecem no momento em que a pessoa veste a roupa ou coloca o calçado. O escorpião pica no intuito de se defender.

O escorpião amarelo é um animal pequeno podendo chegar até 22cm adulto e é um artrópode muito venenoso e perigoso. O animal é considerado, através de pesquisas, como um dos primeiros peçonhentos do filo a aparecer na face da terra (há 400 milhões de anos atrás). Pertence à mesma família das aranhas, porém possuí seu torax dividido em dois e possui também seus ferrões para capturar suas presas.

O escorpião amarelo é muito venenoso, sendo mortal para animais de pequeno porte como insetos e dependendo da quantidade de veneno injetada, pode também ser mortal aos seres humanos. Do contrário, teria o efeito parecido como o da picada de uma abelha, doloroso e irritante.

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte. (fonte: animais.culturamix.com)

Por: Thiago Alves

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo