Nossa Cidade

Saúde Bucal conscientiza equipes para evitar desperdício de materiais

A equipe de odontologia da Prefeitura de Hortolândia participou de uma capacitação sobre organização de fluxo de trabalho, promovida pela Secretaria de Saúde, nesta quarta-feira (09/08). O objetivo foi apresentar novos modelos de trabalho, padronizando processos do dia a dia com objetivo de organizar melhor o atendimento dos pacientes e fazer uso consciente de materiais odontológicos. O novo fluxo de trabalho passa a ser adotado a,partir de agora, em todas as unidades de saúde que contam com consultório odontológico.

De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella, a ideia principal é conscientizar os profissionais sobre práticas que resultam em economia e eficiência. “Os materiais podem ser solicitados na quantidade que for necessária para o atendimento dos pacientes. Porém, identificamos que algumas unidades solicitavam itens que acabavam não sendo utilizados. Pedimos que estes materiais sejam devolvidos, uma vez que podem ser enviados a outros locais, evitando desperdício”, destacou Squaiella. Cerca de 35 auxiliares de consultório odontológico participaram da formação.

 

Odontologia

Os serviços odontológicos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia têm como porta de entrada as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Qualquer pessoa que necessite de tratamento odontológico pode procurar a equipe de dentista da unidade básica de atendimento mais próxima de sua residência. Com exceção da USF São Sebastião e da USF Santiago, todas as demais unidades de saúde têm equipes aptas a realizar tratamentos no próprio consultório, com ações de prevenção, extração, restauração e limpeza. Para as pessoas que utilizam a USF São Sebastião o atendimento odontológico é realizado na UBS Nova Hortolândia. Já para os moradores da área de abrangência da USF Santiago, o atendimento é na UBS Novo Ângulo.

As equipes das USFs e UBS também são responsáveis por encaminhar pacientes especiais para tratamento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), unidade referenciada para serviços odontológicos localizada no Parque Ortolândia. No local, há uma equipe especializada em tratamento de pessoas com necessidades especiais e no atendimento de pacientes em geral que precisam de intervenções mais complexas, como endodontia (tratamentos de raiz), periodontia (tratamento de gengiva) e extração de dente do ciso.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo