Eventos

2º Festa Intercultural no Jardim Nova América

Somos uma grande família humana!”. É a constatação que pode-se fazer em qualquer lugar desde imenso mundo chamado planeta Terra. No entanto, nota-se com frequência o esquecimento dessa afirmação aplicada nas relações estabelecidas entre os diferentes povos, pois cresce o fechamento para o outro. O ser humano não mais reconhece-se no outro. Pelo contrário, o outro, o diferente, representa ameaça, é inimigo, porque não pertence ao mesmo ambiente social, político, religioso, étnico, entre outras inúmeras classificações possíveis de serem elencadas.

A Família Xaveriana (padres, irmãos, irmãs, leigos) fundada por São Guido Maria Conforti, em 1895, tem como ideal do seu ser missionário a frase “Fazer do mundo, uma só família!”. Como tornar concreto este sonho na realidade que cada vez mais apresenta-se dividida? É possível? Apostando na EDUCAÇÃO. O grande líder africano, Nelson Mandela, dizia “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. E de fato podem ser ensinadas a amar, a reconhecer-se no outro enquanto família humana, acolhendo esse outro como irmão e irmã.

Desde o nascimento, a dinâmica da vida é um constante aprendizado. Aprender a reconhecer-se irmãos numa fraternidade universal que nos coloca como família, é também tarefa que precisa ganhar conscientização nos diversos ambientes. A fraternidade é um conhecimento que se adquire na grande escola da vida feita de relacionamentos, encontros, partilhas, quebra de preconceitos, superação de egoísmo e ampliação da solidariedade. Não é mera teoria. Precisa alcançar o coração, que é a sede das grandes opções que marcam a vida.

Este é o fundamento que norteia a Festa Intercultural promovida pela Paróquia São Guido Maria Conforti, na cidade de Hortolândia (SP), que em 2017 está na sua 2ª edição. A primeira ocorreu nos dias 16 e 17 de abril de 2016, reunindo cerca de 6 mil pessoas e divulgando as culturas das 05 regiões brasileiras: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste, sul. Além de apresentações culturais, comidas típicas, a festa acentua que na diferença reside a riqueza do encontro quando este é acolhido com respeito, diálogo, amizade. A Paróquia São Guido Maria Conforti, que tem a Missão desenvolver atividades que promovam a superação do preconceito, bem como, também a construção de uma consolidação à diversidade cultural. Garantir uma integração positiva entre as diferenças de identidades culturais, faz parte da busca pela dignidade humana. A festa também proporciona a valorização e divulgação dos sabores, saberes das regiões brasileiras.

A Festa 2ª Intercultural, será nos 05 e 6 de agosto.

  • Dia 5 inicio ás 18h encerramento ás 00h.

  • Dia 6 inicio ás 11h encerramento ás 18h.

Local: Av. Antonio da Costa Santos – ao lado da Igreja Católica- Comunidade Santa Edwiges, Jd. Nova América.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo