Nossa Cidade

Coruja é devolvida à natureza depois de ser resgatada e tratada no CCZ

Animal foi encontrado com ferimento na asa por morador do Jardim Santa Fé

Coruja

Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia resgataram, na sexta-feira (12), uma coruja da espécie coruja-das-torres, também conhecida como “coruja branca” ou “rasga mortalha”. O animal, que estava ferido, foi localizado por um morador do Jardim Santa Fé, que acionou o CCZ para a captura do bicho. De hábitos silvestres, é raro encontrar uma coruja-das-torres em área urbana.

A hipótese do CCZ é que a ave estivesse na área de preservação próxima ao bairro. “Ela estava no alto das antigas torres da cerâmica que existiu ali no Jardim Santa Fé. Um morador viu que ela estava ferida em uma das asas e nos acionou”, explicou o coordenador administrativo do CCZ, Hibraim Almeida.

Já no CCZ, a coruja recebeu os cuidados necessários. Após a avaliação de um veterinário, o animal foi solto em uma zona de vegetação mais apropriada. “Agora ela está segura, num lugar onde encontrará comida e abrigo facilmente”, disse Almeida.

A coruja-das-torres é uma ave de atividade noturna, quando caça aves, invertebrados, roedores e lagartos, dos quais se alimenta. De característica solitária, a coruja permanece durante o dia em árvores, rochedos, forros ou sótão de casas, torres de igreja e outros pontos altos. Geralmente, depois de fazer ninho, ela não sai da região onde está instalada.

A captura e cuidados de animais silvestres feridos é uma das atribuições do CCZ, que pode ser acionado pelo telefone (19) 3897-5974.

Disk-Bicho

A Prefeitura de Hortolândia também mantém o serviço Disk-Bicho, pelo telefone (19) 3845-1149. Por meio deste número, a população pode relatar a existência de animais silvestres ou exóticos em algum ponto da cidade, como situações de convivência periódica ou habitual com gambá, tatu, mão-pelada, lobo guará, tamanduá, jaguatirica, jibóia, coruja, tucano, dentre outras espécies. O objetivo é montar um banco de informações sobre ocorrências, encontros e observações de animais silvestres, com um levantamento sobre a fauna da cidade.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo