Nossa Cidade

WhatsApp e multa que pode chegar a mais 30 mil são armas para deixar a cidade limpa

Ao todo pelo menos 18 bairros foram percorridos nas duas primeiras regiões atendidas pela força-tarefa da Administração. São eles: Jd. Santa Clara I e II, Jd. Campos Verdes, Jd. Santa Fé, Jd. Mirante, Jd. Nova Alvorada, Residencial Maria de Lourdes, Parque Gabriel, Parque Everest, Parque Odimar, Residencial João Luiz, Parque São Gabriel, Remanso Campineiro, Parque Ortolândia, São Sebastião, Adventista Campineiro, Pq. Figueira, Santa Esmeralda e Novo Cambuí.

Neste período, os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável deixaram comunicado em pelo menos 520 residências onde foi constatada alguma irregularidade, tal como entulho ou material de construção diante da casa, na rua ou na calçada. Neste aviso preliminar, informam que isto “fere o Código de Postura e a lei municipal ambiental” e solicitam ao responsável que tome providências para evitar multa, caso, em nova visita, a irregularidade permaneça. As penalidades podem variar de R$ 160,43 a R$ 32.068,00. Deixam também um celular para contato, o 99976-1840, que, por meio do aplicativo WhatsApp, recebe sugestões, solicitações e denúncias de crimes ambientais.

A ação de alerta e fiscalização também passou a fazer parte da Agenda Verde, a força-tarefa que leva ações de remoção de entulhos e outros resíduos, limpeza de bueiros, combate ao mosquito Aedes aegypti e sinalização de vias, dentre outras, a diversos bairros de Hortolândia, atendidos por região. Desde março até agora, o programa já beneficiou 46 bairros e começa, nesta semana, a atender também o Jd. Amanda.

Orientação

Na última sexta-feira (26/05), cerca de 20 servidores do Meio Ambiente foram à região do Jd. Rosolen para distribuir panfletos de orientação aos moradores de 12 bairros: Nossa Senhora de Fátima, Chácaras do Coelho, São Benedito, Maria de Lourdes, Santa Izabel, Jd. Ricardo, Jd. Rosolen, Nossa Senhora da Penha, Vila Ipê, Santa Cândida, Jd. Paulista e Jd. Adelaide.

O impresso informa que a cidade dispõe de locais apropriados para descarte de entulhos e recicláveis, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). No folder, o principal lembrete é “A Prefeitura fez a parte dela. Agora, chegou a sua vez”.

“Queremos que Hortolândia seja uma cidade limpa e saudável, em que a população tenha mais qualidade de vida, uma cidade livre de insetos como escorpiões, pernilongos e mosquitos que transmitem Dengue e outras doenças. Cuidar do Meio Ambiente não é só plantar árvores, é também zelar pelo ambiente em que a gente vive. Por isso, dentro da Agenda Verde, estamos fazendo esta ação de conscientização e educação ambiental”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

Veja o que você pode fazer para deixar Hortolândia mais limpa e saudável:

  • Não armazene material de construção na calçada, mantendo-a limpa;

  • Não acumule lixo ou materiais sem uso, como pneus velhos, latas e móveis inutilizados;

  • Não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, ruas, avenidas e praças.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo