Nossa Cidade

Corrida Pernas de Aluguel dá exemplo de solidariedade em Hortolândia

Prefeitura adota projeto que promove a inclusão de pessoas com deficiência, por meio do esporte


O domingo (28/05) foi de festa, solidariedade e integração entre os 200 voluntários e os 18 competidores, de todas as faixas etárias, portadores de necessidades especiais, que participaram da corrida do Projeto Pernas de Aluguel, realizado pela primeira vez em Hortolândia, com o apoio da Prefeitura. O prefeito Angelo Perugini participou da corrida e valorizou o esporte como ferramenta de inclusão social.

“Esse evento, inédito em nossa cidade, demonstra carinho e respeito pelas pessoas com deficiência que, por meio do Projeto Pernas de Aluguel, podem participar de uma atividade esportiva. É um evento de solidariedade e integração, em busca de uma qualidade de vida melhor para todos, que merece ser repetido. Parabéns aos organizadores e voluntários”, disse o prefeito.

O ponto de partida da corrida foi na rua João Mendes, ao lado do Parque Socioambiental Chico Mendes, região central. Os corredores, que estavam com triciclos adaptados, percorreram aproximadamente 5 quilômetros na região central, com a ajuda dos voluntários, num ambiente de muita alegria, disposição e integração.

“Nós, portadores de necessidades especiais, estamos felizes com essa corrida de estreia do projeto aqui em Hortolândia. É sempre importante as pessoas olharem com mais carinho para o esporte paraolímpico. A inclusão social através do esporte é muito importante. Após eu descobrir o esporte, minha vida mudou, é gratificante para a gente”, comemora Marcelo Garcia de Souza, 32 anos, morador de Hortolândia, que também pratica handebol e atletismo adaptado há 5 anos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e APC (Associação Paraolímpica de Campinas).

O Pernas de Aluguel é um projeto sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com paralisia cerebral leve e severa, autistas, crianças portadoras da síndrome de down e outras deficiências físicas e intelectuais, por meio do esporte. Essas pessoas são conduzidas em triciclos em corridas de rua por corredores voluntários, que se dispõe a levar o equipamento por alguns quilômetros, se revezando com outros, até cruzar a linha de chegada.

“É um momento especial poder participar da ação em Hortolândia pela primeira vez”, afirma Cristiane Rocha, voluntária e coordenadora do projeto no município, também chefe do Setor de Avaliação, Controle e Informação da Secretaria de Saúde.

Entre os cerca de 200 voluntários, estava Fred Farias, de 36 anos, morador de Campinas, que participa dos encontros e treinamentos do Pernas de Aluguel e descobriu no projeto uma forma de solidariedade e também de começar a praticar esporte. “Antes de correr com o Pernas de Aluguel eu não praticava esporte. Me engajei na causa, pratico esporte e isso só tem feito bem, tanto fisicamente, quanto espiritualmente. O voluntário ganha muito ao participar, é um experiência única”, observa Fred.

(Fotos)

VIVA MAIS

O secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, destaca que a ação é inspiradora para todos. “Trazer esse evento para nossa cidade é algo extraordinário, é uma integração de todos, não tem como descrever o brilho nos olhos, tanto dos competidores, quanto dos voluntários’, disse o Zanardi.
A atividade inclusiva é uma das ações do Programa Viva Mais, que envolve várias secretarias de governo, em especial a Saúde, com a meta de levar mais qualidade de vida para a população e aumentar a longevidade das pessoas. Em Hortolândia, a corrida contou com o apoio do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini. O evento já acontece em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Ao final da corrida, todos os participantes e voluntários ganharam medalhas. Não houve primeiro, segundo ou terceiro colocados, todos que estiveram na manhã de domingo no Parque Chico Mendes saíram com o espírito de verdadeiros campeões.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo