CulináriaCursos

Curso gratuito de alimentação ensina pratos saudáveis e de baixo custo

Cozinheiras e donas de casa aprendem técnicas com cascas, folhas e talos de alimentos

O que você faz com cascas de laranja ou banana, folhas e talos de alimentos que não são utilizados nas refeições tradicionais? Depois dos cursos gratuitos de alimentação saudável, estes alimentos passarão a integrar receitas de sucesso na mesa de várias pessoas.

Anuncio

Os cursos “Alimente-se Bem”, “Sabor na Medida Certa”, “Alimentação Saudável” e “Culinária” são oferecidos pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Sesi (Serviço Social de Indústria). As aulas acontecem na Unidade Móvel de Nutrição do Sesi. A carreta adaptada dispõe de cozinha didática, onde acontecerão as aulas, todas com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida. Ao final, os participantes recebem material impresso com as receitas preparadas nos encontros.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, a meta é atender 330 pessoas até o dia 27 de agosto, em cinco pontos da cidade. A carreta está localizada, na sexta e segunda-feira (14 e 17/08), na Rua Tercilio Antonio Meira, Centro de Eventos “A Poderosa”, ao lado da Base da GM. Os cursos oferecidos são “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa”.

“O objetivo é promover alimentação saudável, com receitas de baixo custo para a população”, explica Sarto. A nutricionista que ministra as aulas, Adriana Teodoro, disse que a intenção é reaproveitar alimentos que iriam para o lixo. “Alimentos como cascas de laranja e banana, talos de salsa e folhas, que não seriam aproveitados, utilizamos para nossa receita. Os mesmos contêm teor de nutrientes importantes para nossa refeição saudável. O que ia para o lixo se torna uma deliciosa refeição”, disse a nutricionista.

A dona de casa Arlete de Oliveira Nunes, moradora da Vila da Conquista, está fazendo o curso por indicação médica. “Tenho diabetes, hipertensão e colesterol. Preciso de uma refeição diferenciada, com alimentos saudáveis. No curso, estou aprendendo a fazer isso, com ingredientes de baixo custo. Além disso, aprendo a forma correta de me alimentar”, declara Arlete.

“Estamos aprendendo a reaproveitar alimentos que antes jogávamos fora, como cascas de banana e laranja. Os alimentos ficam uma delícia com estes ingredientes. É só aprender a fazer de forma correta e servir para toda família”, disse a dona de casa Maria Celita de Lima, moradora do Jardim Malta.

Inscrições
Ainda há vagas para os cursos gratuitos que serão realizados no Jardim Rosolen, Jardim Nova Hortolândia e Remanso Campineiro. Os interessados podem ligar no Banco de Alimentos da Prefeitura pelos telefones 3845-6630 ou 3845-4920, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto houver vagas. Cada turma comporta até 30 pessoas. Podem se inscrever moradores de Hortolândia, preferencialmente a partir dos 16 anos. Interessados podem participar de mais de um curso.

O curso “Alimente-se Bem” será nesta sexta e segunda (14 e 17/08), das 13h30 às 16h50. As aulas do “Sabor na Medida Certa” serão na segunda e terça-feira (17 e 18/08), das 9h às 12h20, na Rua Tercilio Antonio Meira, Centro de Eventos “A Poderosa”, ao lado da Base da GM. Confira abaixo os demais dos cursos e turmas, por região:

  • Jardim Nova Hortolândia – Rua João Ribeiro Evangelista, em frente à UBS D. Bruno Gamberini
  • T8 – 13h30 às 16h50, nos dias 19, 20 e 21/08 – “Alimente-se Bem”
  • T9 – 9h às 12h20, nos dias 20 e 21/08 – “Culinária”
  • Remanso Campineiro – Rua Amélia de Camargo Blummer, em frente ao número 429, na lateral do campo de futebol
  • T10 – 9h às 12h20, nos dias 25, 26 e 27/08 – “Alimente-se Bem”
  • T11 – 13h30 às 16h50, nos dias 25, 26 e 27/08- “Sabor na Medida Certa”

 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo