Saúde & Beleza

O que a vitamina B3 tem a ver com doenças cardíacas?

A niacina, também conhecida como vitamina B3, foi alvo de uma pesquisa publicada na Nature Medicine, que revelou uma associação entre altos níveis de niacina e um aumento do risco de doenças cardíacas.

Segundo o estudo, há uma forte ligação entre a elevada presença dessa vitamina e o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outros eventos perigosos relacionados ao coração.

E não para por aí! Pois o excesso de niacina pode impactar diretamente a saúde do coração, desencadeando processos inflamatórios nos vasos sanguíneos, que em determinados casos, pode levar ao espessamento das paredes arteriais, restringindo o fluxo sanguíneo e causando danos nos tecidos e órgãos.

Mais detalhes sobre a vitamina B3 e as doenças cardíacas

Os pesquisadores avisam que apenas sob prescrição médica é saudável tomar suplementos de niacina, enfatizando que uma dieta equilibrada já é capaz de fornecer a quantidade adequada dessa vitamina. A niacina pode ser encontrada em uma variedade de alimentos, incluindo carnes, aves, pães, cereais fortificados e bananas.

Com base nos resultados do estudo, há uma proposta para que a niacina seja removida de certos alimentos fortificados, como farinha e cereais, a fim de evitar um consumo excessivo e potencialmente prejudicial dessa vitamina.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo