Nossa Cidade

Hortolândia lança ambicioso programa de desenvolvimento com investimentos de R$ 260 milhões

A Prefeitura de Hortolândia apresentou, nesta quinta-feira (21/12), o Novo Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC), uma iniciativa governamental que visa a aplicação de mais de R$ 260 milhões em projetos estratégicos, obras e ações planejadas para os próximos anos.

O anúncio, conduzido pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, ocorreu em uma coletiva de imprensa nas proximidades do Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda, local escolhido para a construção do maior parque linear da cidade.

Guiado pelos princípios do diálogo, transparência e diretrizes de desenvolvimento, o Novo PIC delineou as principais obras de infraestrutura e inovações tecnológicas que moldarão o futuro da cidade. A seleção do Jardim Amanda como ponto de partida para o programa foi estrategicamente decidida, impulsionada pelos investimentos provenientes do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata).

A partir de 2024, o bairro receberá um novo parque linear, destinado a se tornar o maior espaço recreativo da cidade, com academia ao ar livre, parquinho infantil, estacionamento, além de 5.663 quilômetros de ciclovia e pista de caminhada.

Para o prefeito Zezé Gomes, a construção de uma cidade inteligente e sustentável está alinhada ao planejamento organizado e coordenado em todos os setores da Administração Pública. Ele destacou que o Novo PIC representa a continuidade das ações da Prefeitura, com foco principal no cuidado das pessoas e na preparação da cidade para os próximos 20 a 30 anos.

Dentre as ações programadas, o Novo PIC visa impulsionar o desenvolvimento econômico e aprimorar a infraestrutura urbana em todas as regiões e bairros de Hortolândia. Além do maior parque linear na área do Jardim Amanda, o programa contempla projetos urbanísticos relevantes, como a construção de um viaduto sobre a SP 101, no Jardim Sumarezinho, e a criação de uma rotatória no Jardim Nova Europa, entre outras intervenções.

O Novo PIC também inclui intervenções ambientais, com a construção de parques em diversos bairros, e promoverá a eficiência energética por meio da ativação de 21 usinas fotovoltaicas na cidade. Além disso, o programa foca na educação, com obras de construção, ampliação e reforma de unidades escolares, e na saúde, com investimentos em unidades de saúde, CAPS e a reforma das UPAs.

O prefeito Zezé Gomes concluiu, ressaltando a importância do Novo PIC para a modernização da cidade, melhoria na qualidade de vida e geração de emprego e renda para os moradores.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo