Brasil

Copom anuncia queda na Taxa Selic visando estímulo econômico

Em um movimento antecipado por analistas financeiros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) confirmou a redução da taxa Selic em 0,5 ponto percentual, estabelecendo os juros básicos da economia brasileira em 12,75% ao ano. Esta medida, anunciada na última semana, marca a segunda vez no semestre em que o BC promove um corte, objetivando alinhar a inflação às metas traçadas para 2024 e 2025.

O histórico recente da Selic apresenta variações expressivas. Em um intervalo que vai de março de 2021 a agosto de 2022, a taxa foi incrementada por doze vezes consecutivas, alcançando 13,75% ao ano. Em contraponto, houve um momento anterior em que a Selic atingiu seu valor mais baixo, 2%, um reflexo direto das consequências econômicas geradas pela pandemia de covid-19.

Em sua função de balizar a inflação, a Selic é a ferramenta primordial do BC. As estatísticas do IPCA, principal indicador inflacionário do país, apontaram um acréscimo de 0,23% em agosto, somando 3,23% ao longo de um ano. A despeito de um declínio observado no início de 2023, este indicador voltou a mostrar crescimento na segunda parte do ano, conforme previam economistas.

Ao mirar o horizonte econômico, percebe-se que as expectativas se dividem. O Relatório de Inflação elaborado pelo Banco Central prevê que o IPCA alcançará 5% em 2023. Por outro lado, o boletim Focus, em seu levantamento semanal, sinaliza uma inflação oficial de 4,86% para o mesmo período.

No centro deste cenário, a decisão de reduzir a Selic tem o propósito claro de alavancar a economia nacional. Uma Selic mais baixa torna o crédito mais atrativo, propiciando um estímulo ao consumo e à produção. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o mercado demonstra otimismo, projetando um crescimento de 2,89% para 2023, superando a estimativa oficial do BC, que prevê 2%.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo