Nossa Região

Sumaré sediará próxima reunião do Parlamento da RMC

A Câmara Municipal de Sumaré receberá a quarta sessão ordinária do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), marcada para o dia 5 de maio. Os vereadores das 20 Câmaras Municipais da região vão debater as medidas que vêm sendo tomadas para evitar ataques a escolas e restabelecer a tranquilidade na comunidade escolar.

A Câmara de Sumaré foi escolhida após o presidente da Casa, vereador Hélio Silva, oferecer a sede do Legislativo para acolher o encontro, durante a terceira sessão ordinária, realizada em Nova Odessa na última sexta-feira (14).

O encontro comandado pelo presidente do Parlamento da RMC, vereador PepoLepinsk (Indaiatuba), deliberou pelo convite ao secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para que ele possa informar ao colegiado o plano de ação do governo de São Paulo para mitigar a onda de ataques.

“Os vereadores relataram que o clima em suas cidades é de apreensão diante das ameaças que vêm sendo feitas às escolas, e que o posicionamento do Estado é importante justamente para demonstrar a eficácia das ações de segurança e coibir não só novos crimes, mas também a circulação de informações falsa”, afirma Lepinsk.

O convite ao secretário foi aprovado por unanimidade e já foi encaminhado à Secretaria de Segurança Pública.

No próximo dia 2 de maio, a Câmara de Campinas também vai sediar um seminário sobre a violência nas escolas, conforme informou o presidente da Casa e vice-presidente do Parlamento da RMC, Luiz Rossini.

Segundo o vereador, a ideia é debater o tema com a sociedade civil e os órgãos de proteção. “A ideia do seminário é convidar especialistas para compreender o que está ocorrendo, que é essa violência extremada, que muitas vezes nasce nas redes sociais”, comentou Rossini.

Trem-bala

Emiliano Stanislau Affonso Neto, especialista em Mobilidade Urbana, foi o convidado da terceira reunião do ano do Parlamento Metropolitano da RMC. Ele falou sobre o projeto do trem-bala, que ligará São Paulo a Rio de Janeiro, e cuja última versão excluiu Campinas do trajeto.

“Nos países em que o TAV passou a ser uma realidade, a população pode observar a melhoria em questões bem menos aparentes, como o crescimento das universidades, o aumento no número de conferências e eventos, a prosperidade cultural, e tantas outras mudanças para os municípios e a população, que merecem destaque e que valem todo este debate que hoje os parlamentares fazem aqui”, avalia.

“A luta agora é para mantermos o trajeto inicial e não deixarmos de fora deste projeto nossos quase 4 milhões de habitantes, que se beneficiariam com o projeto”, mencionou Wagner Morais, presidente da Câmara de Nova Odessa, anfitrião da reunião. O Parlamento da RMC representa os Legislativos dos quase 4 milhões de habitantes da região metropolitana, e é composto por presidentes e demais vereadores das Câmaras Municipais. O mandato da Mesa Diretora e a composição das comissões temáticas são bianuais.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo