Eventos

Escuta o Cheiro

O Projeto Escuta o Cheiro iniciou em 2008 como um projeto mensal que resgata o formato das rodas de samba de fundo de quintal, fora de locais públicos e por meio de grupos de samba convidados que recebem músicos e cantores especiais para cada edição. Acompanham pratos de baixa gastronomia, uma natureza exuberante, e uma recepção calorosa da equipe da casa. Continua a acontecer sempre no terceiro domingo do mês das 12h00 às 18h30m.

E em 2016 foi criado e aplicado o Projeto Forró do Escuta, que investe no resgate da cultura popular, valorizando os músicos tradicionais, sem projeção artística para a grande mídia e que acontece no primeiro domingo do mês.

O Evento agrega uma culinária que desperta uma riqueza de sensações para o paladar de sabores diversos. Essa culinária tem inspiração em pratos tradicionais da cozinha caipira, quilombola e tradicional familiar.

O Projeto Escuta o Cheiro recebeu em 2018 o “Diploma Noel Rosa” pela Câmara Municipal de Campinas. Homenagem à história e vivência do Escuta o Cheiro no samba da cidade!

ESCUTA O CHEIRO 15 ANOS

Nossa trajetória nos remete a contínua missão do resgate da arte e cultura de raiz. Na celebração de nossas Bodas de Cristal estamos nos preparando para uma intensa programação cultural que deverá envolver várias vertentes das artes, apoio a produção cultural local e regional, com foco na valorização dos artistas e dos produtos culturais por eles desenvolvidos, bem como a expansão da economia criativa junto aos nossos projetos e aos nossos parceiros, no intuito de minimizar os efeitos negativos da pandemia do Covid-19 que afetou circunstancialmente à produção cultural e os artistas.

O Escuta o Cheiro como um território cultural que deverá intensificar-se no aspecto de também fomentar nosso espaço como um modelo de negócios a partir de uma ideia inovadora para as artes e que possa alcançar e sensibilizar cada vez mais pessoas em torno de um objetivo: a transformação da nossa sociedade.

O Escuta o Cheiro é um “Ponto de Cultura” que faz parte do “Programa Cultura Viva” do Governo Federal.

CAMPINAS FILM FESTIVAL

O Campinas Film Festival foi criado para celebrar a arte do cinema e homenagear os cineastas que tornam tudo isso possível. Este é um festival dedicado a premiar artistas por seus talentos individuais e por sua expressão criativa por meio do filme. O festival busca promover em Campinas-SP-Brasil filmes independentes e experimentais na tentativa de fornecer uma plataforma para a troca de ideias e pensamentos, o que possibilitará encontros criativos de pessoas de todo o mundo.

A primeira edição do Campinas Film Festival deverá acontecer de 8 a 11 de dezembro de 2022, já se encontra com as inscrições abertas aos cineastas do mundo todo.

Até o momento mais de 170 filmes originários de 29 países já marcaram presença nesta edição do festival como Índia, Brasil, Filipinas, México, França, África do Sul, Bangladesh, Cuba, Estados Unidos, Egito, Argélia, Camarões, Peru, Equador, Áustria, Zimbábue, Iémen, Espanha, Polônia, Noruega, Nigéria, Holanda, Nepal, Marrocos, Malásia, Itália, Dinamarca, Bélgica e Austrália, concorrendo nas seguintes categorias: Longa-metragem brasileiro, Curta-metragem brasileiro, Documentário brasileiro, Animação brasileira, Estudante brasileiro, Filme estrangeiro, Curta-metragem estrangeiro, Animação estrangeira, Documentário estrangeiro e Filme de estudante estrangeiro. As inscrições vão até o próximo dia 03 de dezembro.

O Diretor e Curador do Campinas Film Festival – João Butoh.

Joao Butoh é jornalista, produtor e gestor cultural e artista multidisciplinar.

Trabalha nos segmentos das artes plásticas, artes cênicas e com o audiovisual.

Em 2020 João Butoh realizou a sua primeira produção intitulada ALEPH.

O filme ALEPH já totalizou 122 premiações em 177 festivais internacionais de cinema, atingindo a cifra de exibições em 35 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Butão, Bielo-Rússia, Canadá, Chile, China, Cingapura, Coréia, Croácia, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Índia, Iran, Japão, Lituânia, Macedônia, Nigéria, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Dos vários prêmios conquistados figuram os de Best Short Film, Best Director, Actor in a Leading Role, Best Dance Film, Best International Short Film, Best Experimental Short Film, Best Music – Original Score, Best Production Design, Best Costume Design, Best Cinematography, Independent Short Film, Free Speech, Best Foreign Short, Best Choreography, Best Original Idea, Best Art Film, Best Picture – Foreign Short Film, Best Makeup, etc.

A Diretora Administrativa do Escuta o Cheiro e produtora do Campinas Film Festival – Mari Vasconcelos.

Mari Vasconcelos é formada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde 2008, mas sua relação com a arte, sobretudo com a música antecede esse histórico e remonta toda sua infância.

Ingressou no Conservatório Dr. Carlos de Campos em 2012 no curso de Canto Popular

dentro do núcleo de MPB e Jazz, e, a partir de então passou a se dedicar exclusivamente ao fazer artístico. Cursou Harmonia, Improvisação, Percepção, Percussão e Violão, além das aulas técnica Vocal.

Durante o ano de 2016 esteve à frente de um tributo a Elis Regina, como cantora e produtora artística e figurou alguns teatros do estado de São Paulo com esse espetáculo, dentre eles o Teatro Municipal de Paulínia, Teatro Municipal de São João da Boa Vista, Teatro Paulo Autran de Americana, Teatro da Casa do Lago, na Unicamp em Campinas e outros.

Em 2017, Mari Vasconcelos produziu o Primeiro Festival de Marchinhas de Carnaval de Campinas em parceria com Alex de Freitas, homenageando a tradição carnavalesca da cidade nas décadas de 50, 60 e 70.

No mesmo ano passou a integrar o quadro social do Projeto Escuta o Cheiro como produtora cultural. O Projeto acontece quinzenalmente com alternância temática entre Samba de Raiz e Forró Pé de Serra e ao longo desses anos recebeu shows de Nelson Rufino, Moyseis Marques, Janayna Pereira, Enok Virgulino entre outros.

Atualmente além de produtora atua como vocalista em três trabalhos distintos: um trio de forró Pé de Serra chamado Forró DiCasa, um quinteto de música brasileira chamado Pé de Poeira e um duo de Voz e Sanfona com Rafa Virgulino, que no início de 2020 fez uma série de apresentações no prédio da Fiesp em São Paulo, Capital, pelo SESI – São Paulo.

O Diretor Executivo do Escuta o Cheiro e produtor do Campinas Film Festival – Marcio Belardini.

Marcio Belardini sempre aprimorou seus conhecimentos como administrador de empresas, focado em logística por meio do transporte rodoviário no comércio exterior.

Trouxe para a área da cultura toda a sua expertise e a direcionou para a produção de eventos.

Fundou o Escuta o Cheiro em 2008 em Sousas com a missão da preservação da cultura popular de raiz, missão essa herdada da família.

Das festas juninas dos avós, do catira, da folia de reis, das violas sertanejas, do forró que era realizado pela tia que era de origem nordestina. Um universo sendo preservado. A cultura popular em várias manifestações.

Hoje a produtora Escuta o Cheiro a completar 15 anos – Bodas de Cristal, se lança a desafios maiores sempre em direção a preservação da memória imaterial e patrimônio cultural brasileiro.

O samba de raiz, o forró pé de serra são ferramentas que alimentam a trajetória de ações que desaguam na valorização dos artistas envoltos nesta colcha de retalhos tão valiosa e rica em suas histórias.

Em sua fase de artista, trabalhou em diversas companhias de teatro em Campinas, Valinhos e na capital.

Participou de campanhas publicitárias e em sérias televisivas na TV Século XXI.

Muitos foram os eventos e manifestações culturais que de sua participação nos proporcionaram compartilhar de sua contagiante alegria.

Muitos foram os artistas que tiveram a oportunidade de compartilhar essa linda história que está sendo escrita pelo Escuta o Cheiro.

O Escuta o Cheiro já ultrapassou os limites de Sousas, de Campinas, do Estado de São Paulo e já ganhou o Brasil. Um território cultural que agrega os amantes da cultura, que buscam sempre voltar para a alegria e felicidade contagiantes que reinam neste espaço.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo