Nossa Cidade

Melhor Idade de Hortolândia aprenderá a usar recursos do celular para o cotidiano

As aulas acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 9 horas, no CCMI do Remanso CampineiroOs celulares estão na palma da mão, mas nem sempre a população domina as principais funcionalidades. Para o público com mais de 60 anos, que cresceu longe dessa tecnologia, essa adaptação pode representar um desafio. Com o objetivo de familiarizar as pessoas idosas com o uso de dispositivos móveis, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Loteamento Remanso Campineiro, iniciou o projeto Inclusão Digital para Pessoa Idosa, por meio da Oficina Digital.

De acordo com a coordenadora do CCMI do Remanso Campineiro, Fernanda Fadiga, a oficina tem por objetivo ensinar os idosos a operar um smartphone e todos os seus principais aplicativos, entre eles, a câmera fotográfica e técnicas para produzir um vídeo. “O grande objetivo dessa oficina é familiarizar a nossa melhor idade em relação ao celular, equipamento que está na palma das mãos. Aqui, eles usam muito bem o Whatsapp, temos inclusive um grupo do CCMI no aplicativo, mas muitos deles têm dificuldade para realizar uma foto ou mandar um vídeo. Com a oficina, iremos apresentar todas essas novidades tecnologias para que eles possam aprender a criar conteúdo e, inclusive, poder usar da melhor forma possível as redes sociais”, explicou Fernanda.

Segundo a coordenadora, o uso da tecnologia pelo grupo da Melhor Idade também tem por proposta reduzir o distanciamento e o isolamento da pessoa idosa, se aproximando, especialmente, das famílias. “A pandemia foi um grande desafio. Foi um momento onde os encontros presenciais foram suspensos e o nosso único contato foi pelo celular. Foi um momento desafiador e, hoje, queremos melhorar ainda mais essa interação. Não existe um futuro sem inclusão digital. Precisamos aprender a nos comunicar melhor usando as funcionalidades do smartphone. Essa é uma oportunidade para desenvolver ainda mais a autonomia e a independência da pessoa idosa, auxiliando na socialização e na inserção na sociedade digital”, destacou.

As aulas acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 9 horas. O CCMI Remanso Campineiro fica localizado na rua Euclídes Pires de Assis, 200, região central de Hortolândia. Mais informações pelo telefone (19) 3819-7966.

Fonte: Prefeitura

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo