Nossa Cidade

Motoristas recebem folhetos para conscientização do trânsito em dois importantes cruzamentos de Hortolândia

Ação é realizada pela Prefeitura pelo “Maio Amarelo” por um trânsito mais seguro

Motoristas que passaram, na manhã desta terça-feira (03/05), no cruzamento entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, próximo ao Terminal Metropolitano e no novo semáforo da avenida Thereza Ana Cecon Breda, em frente ao IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), receberam panfletos informativos com ações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade, nos últimos anos, para um trânsito mais seguro. Além disso, enquanto os motoristas paravam no semáforo vermelho, acompanharam uma divertida apresentação musical que lembrava a necessidade do cuidado ao dirigir.

ATENÇÃO, PARE, SIGA SEU CAMINHO

O lembrete da canção é para a importância do respeito ao semáforo de trânsito, ação que salva vidas de pedestres e motoristas. No panfleto recebido pela população, a redução dos acidentes de trânsito com vítimas fatais somada ao trabalho realizado para atingir este objetivo, mostra a necessidade da colaboração entre Poder Público e população para que, no futuro, esses números diminuam ainda mais. 

A atividade é mais uma da Prefeitura para celebrar a campanha “Maio Amarelo”  e, ainda, em comemoração ao aniversário de 31 anos de Hortolândia, que será celebrado no dia 19 de maio. “Começamos este mês importante comemorando mais uma redução nos acidentes com vítimas fatais na cidade e realizando diversos trabalhos que, já começaram, para chegarmos mais perto do objetivo de zerar os acidentes de trânsito com vítimas fatais em Hortolândia”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira. 

MAIO AMARELO

Além da primeira etapa de distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade, que permanece acontecendo, semanalmente, até 31 de maio, a Prefeitura realiza diversas ações neste mês para proteger e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito. Já foi concluída a ligação dos semáforos para automóveis e pedestres, nos sentidos Sumaré e Centro, da avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila São Pedro, em frente ao IFSP, assim como pode ser comemorada a diminuição de óbitos em acidentes viários na comparação do primeiro trimestre deste ano com 2021.

O trabalho prossegue com a “Ação Bar” para orientar motoristas em alguns bares da cidade na sexta-feira (06/05); o passeio ciclístico “Vem de Bike”, no Parque Socioambiental Chico Mendes; e o  4º Seminário de Segurança Viária. “Estas ações estão intensificadas no ‘Maio Amarelo’ mas, além de ser realizadas desde 2017, com a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, acontecem, para salvar vidas todos os dias, em todas as regiões da cidade de diferentes maneiras”, comenta Pereira.

MAIS VIDAS SALVAS NO TRÂNSITO

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo