Nossa Cidade

A fim de evitar alagamentos, Prefeitura intensifica serviços nas redes de esgoto, águas pluviais e bocas-de-lobo

Ações realizadas em parceria com a Sabesp evitam diversos problemas na temporada de chuvas

Os serviços realizados pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nas redes de esgoto e águas pluviais garantem o bom funcionamento das bocas-de-lobo e tubulações subterrâneas, mesmo com o grande volume de chuvas que atingem a cidade nos últimos dias.

Segundo a Defesa Civil, apenas no final de semana passado foram quase 170 milímetros de chuva.  As ações acontecem semanalmente em todas as regiões da cidade e também evitam alagamentos, inundações, erosões no solo, rompimentos e infiltrações causados pelo grande volume e força da água.

Desde o início desta semana, o foco do trabalho das equipes da Administração Municipal foi no Jardim Amanda. As redes e bocas-de-lobo localizadas nas avenidas Princesa Isabel e Brasil, além da rua Cora Coralina, receberam manutenção e desobstrução, uma espécie de limpeza de materiais irregulares e outros que atingem a tubulação. Já nas residências, a Prefeitura realizou a orientação e a notificação para evitar ligações clandestinas. A ação é crime ambiental e prejudica o meio ambiente já que dejetos domésticos vão parar nas redes de águas pluviais e chegam até rios, lagos, lagoas e mananciais, causando desiquilíbrio ambiental e poluição.

“Todos estes trabalhos são importantes para evitar diversos problemas nas redes, principalmente nesta época de chuvas fortes. Tivemos poucos casos na cidade de situações por rompimentos e infiltrações no solo. Continuaremos o trabalho nos próximos dias para manter o correto funcionamento do escoamento da água. Todas as ações estão interligadas, desde os trabalhos para evitar alagamentos como desassoreamento de lagoas e ribeirões até a manutenção das bocas-de-lobo e redes de esgoto e águas pluviais. Com tudo funcionando corretamente e a colaboração da população, passamos a temporada de chuvas sem grandes problemas”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

As equipes também percorreram o bairro Taquara Branca, onde foi realizada a desobstrução das redes, e no Jardim Girassol para orientar moradores a ligar a rede de esgoto doméstica. “Além da correta ligação das redes, precisamos que a população não descarte lixo e entulho irregularmente em locais públicos. A enxurrada leva estes materiais às bocas-de-lobo provocando o entupimento e o rompimento, que causam os alagamentos”, comenta Panício.

Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. O descarte irregular de esgoto está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo