São Paulo

Procon multa Itaú

O Procon-SP multou o Banco Itaú Consignado S.A. em R$ 4.243.493,24 por realizar contratações de empréstimos consignados sem a prévia solicitação dos consumidores, constadas em diversas reclamações registradas na Fundação e em Procons municipais conveniados.

A empresa também não atendeu à solicitação de informações sobre contratos de empréstimos consignados cancelados em razão de não anuência do consumidor nos últimos 12 meses, em notificação enviada à instituição.

Por esses motivos, o banco foi multado. A sanção será aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa.

“O Código de Defesa do Consumidor proíbe o envio de produtos ou serviços sem o consentimento do consumidor. A própria lei prevê que, nesses casos, esse produto ou serviço deve ser considerado amostra grátis, ou seja, não pode ser cobrado”, explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “Além disso, qualquer juros que venham a ser cobrados ou descontados do consumidor devem ser devolvidos em dobro, o que também é uma previsão do CDC”, finaliza.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo