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Novo complexo viário da SP-101 tem sinalização reforçada

Alças implantadas na altura do km 5 da Rodovia Francisco Aguirre Proença, no sentido Campinas-Monte Mor, foram liberadas para uso na última sexta-feira (10/09)

A fim da ampliar a segurança de quem utiliza o novo complexo viário sobre o km 5 da rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença, a SP-101, a Prefeitura de Hortolândia reforçou, nesta segunda-feira (13/09), a sinalização de solo próximo às novas entradas e saídas. Equipes da Secretara de Mobilidade Urbana estiveram no local desde cedo para implantar legenda de “Dê a Preferência” no novo viaduto, na faixa de quem vem no sentido Monte Mor-Hortolândia (bairro-centro).

Segundo a Diretoria de Operações, a sinalização visa evitar confronto e acidentes de veículos de quem vem de Campinas rumo a Hortolândia, pela marginal, seguindo no mesmo sentido. Logo na entrada, à direita, foi implantado semáforo com luz piscante, para quem busca acesso ao complexo prisional. Além disso, o piso ganhou 13 balizadores no zebrado, bem como placa de “Dê a preferência”, no trecho entre o Corredor Metropolitano e a Rua Jair da Silva Guimarães, no Parque Perón.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o dispositivo deve absorver uma demanda de aproximadamente 16 mil veículos por dia. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Prefeitura. Além de criar uma nova entrada para Hortolândia, o corredor expresso integra diversas cidades da região, desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, até Campinas. O novo acesso ajudará a reduzir o volume de tráfego rodoviário, amenizando a sobrecarga de trânsito nas principais vias da cidade e da região.

Com o novo complexo viário, motoristas que seguem da Rodovia dos Bandeirantes, no sentido Hortolândia, poderão entrar na cidade com mais facilidade, desafogando o fluxo de veículos na Avenida da Emancipação, no km 9 da SP-101, atual acesso ao município.

Para os motoristas que seguem de Campinas, o novo acesso evitará o gargalo de veículos que se forma na rodovia, principalmente em horário de pico, e agilizará o trajeto de quem precisa chegar a Hortolândia com rapidez. Já no sentido inverso, na saída de Hortolândia pela região do Parque Perón, o viaduto serve aos motoristas que vêm de diversas cidades, utilizando o Corredor Metropolitano rumo a Campinas ou sentido Rodovia dos Bandeirantes/Monte Mor.

ENGENHARIA DE ALTA COMPLEXIDADE

As alças de acesso foram construídas sobre vigas com 32 metros de cumprimento depositadas no vão central do viaduto, sobre a linha férrea da Rumo. O novo dispositivo de entroncamento, com elevado e alças de acesso, tem 130 metros de extensão e pista de sentido duplo, com faixas de rolamento com 3,50 metros, de acordo com o Governo do Estado. O primeiro dos três viadutos foi inaugurado em setembro passado. A construção deste primeiro viaduto foi conduzida pela concessionária Rodovias do Tietê, sob a regulação da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura, que acompanhou todos os trabalhos executados na cidade. Já a construção dos outros dois viadutos, liberados nesta sexta-feira, ficou sob a responsabilidade da EMTU, com a participação da Prefeitura de Hortolândia.

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