Nossa Cidade

Fiscalização de descarte irregular de esgoto em Hortolândia prossegue

Ações para evitar crime ambiental é realizada em parceria com a Sabesp

A Prefeitura de Hortolândia intensifica as vistorias e a orientação aos moradores de diversos bairros da cidade para regularizar o descarte dos dejetos domésticos nas redes de esgoto.

Anuncio

Desde o início desta semana, as equipes de fiscalização da Administração Municipal, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), já realizaram vistorias e orientações nos jardins Interlagos, Santa Clara do Lago, São Bento, São Jorge, além da Vila Real e do bairro Residencial João Luiz. 

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, há diferentes métodos para detectar quando está acontecendo o descarte irregular dos dejetos domésticos. Um destes meios é através de solução formada por corante, aplicada nos condutores da chamada “água servida”, canos que saem dos lavatórios, tanques e chuveiros das residências. Caso essa água caia na rede de águas pluviais, a solução à base de tinta denuncia a irregularidade ao ser observada saindo pela sarjeta.

Já a técnica da fumaça é aplicada por um aparelho em pontos específicos da rede de esgoto em esquinas e meio das quadras. Se esta fumaça sair na área interna da residência que está recebendo a vistoria, também será constatada irregularidade e o morador é notificado para solucionar o problema. Dependendo do local que a fumaça sair, é possível constatar se há irregularidade.

MANUTENÇÃO

Além das vistorias e fiscalizações periódicas na rede de esgoto, a Prefeitura também realiza reparos e manutenções para o correto funcionamento das redes de águas pluviais. Receberam desobstrução, nesta semana, sistemas localizados no Jardim Amanda, Residencial Villagio Ghiraldelli, e Jardim Nova Hortolândia. ” A ação evita rompimento das tubulações, problema que causa infiltrações no solo e, posteriormente, buracos em ruas e avenidas”, explica Panício.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo