Nossa Cidade

Último dia do Carnaval de Hortolândia traz Eliana de Lima e atrações regionais

ELIANA-DE-LIMA
Nascida no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, Eliana de Lima é intérprete de escolas de samba do carnaval paulistano há 35 anos. Ela é a atração principal do último dia do Carnaval de Hortolândia, que também conta com o bloco Afoxé Oya Obirin Ode e a Escola de Samba Galo de Ouro. Tudo acontece na Avenida Olívio Franceschini, no Remanso Campineiro, das 20h até as 2h.

Eliana de Lima participou de um desfile de escola de samba pela primeira vez em 1980, pela Príncipe Negro, de São Paulo. Oito anos depois, a intérprete cantou com Jamelão o samba-enredo “Filhos da mãe preta” para a escola de samba Unidos do Peruche, de São Paulo.

São onze álbuns lançados pela cantora até hoje. Em 1989, lançou o primeiro deles, “Fogueira de não se apagar”, seguido por “Fala de amor”, que ultrapassou um milhão de cópias vendidas e contava com o sucesso “Desejo de amar”. Lançada em 1991, “Desejo de amar”, conhecida como “Undererê”, foi regravada por diversos artistas, incluindo Daniel, Marcos Rosalle e a dupla Luiz Henrique e Adriano.

Anuncio

Outras atrações

O bloco de rua Afoxé Oya Obirin Ode traz para a avenida uma homenagem à Oya, a mulher caçadora do povo Yorubá, grupo étnico originário da Nigéria. Oya, também chamada de Iansã, é o orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestades, trovões e do Rio Níger, que atravessa cinco países da África.

A escola de samba Galo de Ouro também se apresenta com o enredo “Brasil de todas as copas recebe o mundo no reino do futebol”. O advogado Valdir Luís Saraiva Galo fundou a escola em 1995 e desfila até hoje. “O carnaval é um espetáculo. É montar a parte artística, desde o tema, fantasias até os carros alegóricos. É a satisfação da minha vida”, afirma Galo.

Quatro dias de folia

O Carnaval de Hortolândia começa neste sábado (01/03) e termina na terça-feira (04/03). Para atender o público do evento, o transporte público terá horários especiais, com seis linhas de ônibus circulando às 2h, logo depois do encerramento de cada dia de festa. Em média, foram investidos R$12mil em cada show da programação do Carnaval Hortolândia em 2014.

“A expectativa para este ano é boa, trabalhamos de forma antecipada para acolher melhor os visitantes, e principalmente para trazer lazer e cultura para os cidadãos com conforto e segurança”, afirma o secretário de Cultura, José Geraldo da Silva.

A estrutura para o evento já está montada e recebeu, na manhã da quinta-feira (27/02), o alvará do Corpo de Bombeiros. Ela vai contar com arquibancadas com capacidade para 27 mil pessoas, banheiros químicos, aparato de sonorização e uma praça de alimentação, com 30 barracas da Feira da Economia Solidária, programa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social para pequenos e microempreendedores.

A segurança ficará por conta da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio da Guarda Municipal, com a Força Tática e a ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). A iluminação também foi reforçada, usando o dobro de refletores em relação ao ano passado.

FONTE: Pref.Hortolândia

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo