Nossa Cidade

Hortas comunitárias serão implantadas com envolvimento da comunidade para recuperação de áreas verdes

A Prefeitura de Hortolândia por meio da parceria entre as secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, prosseguem com as ações para transformar espaços públicos e áreas verdes da cidade, que sofrem com o constante descarte irregular de lixo e entulho, em locais preservados, utilizados para o bem-estar da comunidade. Durante esta semana, representantes das duas secretarias visitaram uma área verde localizada no Jardim Nova Hortolândia, próximo ao complexo Poliesportivo Nelson Cancian para iniciar as tratativas da implantação de uma horta comunitária no local.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, durante a visita, as equipes discutiram estratégias desta implantação e a possibilidade de angariar parceiros para ajudar na implantação da horta, bem como, encontrar formas de envolver a comunidade local para qualificar e fomentar a produção de hortaliças e ervas medicinais.

“O projeto tem o objetivo de, além de recuperar estas áreas, contribuir com a promoção da segurança alimentar da população com a criação de 10 hortas nestes terrenos públicos distribuídos pela cidade. Além disso, a implantação das hortas é uma oportunidade de ocupação, capacitação e geração de renda em comunidades que precisam do auxílio do Poder Público e da preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de resíduos”, explica o diretor de Geração de Renda e Economia Solidária, Amarantino Jesus de Oliveira, conhecido como Tino Sampaio

APROVEITAMENTO DAS ÁREAS PÚBLICAS

A implantação de hortas comunitárias acontecerá em áreas públicas. Os locais serão definidos pelas características que permitam um melhor aproveitamento do espaço, aproveitamento de água e efetivação do trabalho em comunidade. As hortas urbanas deverão ser implantadas em diálogo e parceria com as comunidades, tendo como foco a união de esforços para a produção de alimentos, utilizando o método participativo, dialogando e incentivando a participação dos integrantes no projeto.

Os alimentos produzidos serão utilizados para o consumo das pessoas que integrarem o projeto e suas famílias. Eventuais excedentes de produção poderão ser consumidos pela comunidade local. Os interessados em participar devem aguardar o período de cadastramento, que ocorrerá ainda em agosto.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo